Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21725
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Diversidade, Inclusão e Formação para a Cidadania: o que pensam os professores de uma escola pública em Uberlândia -MG |
Autor(es): | Ferreira, Alessandra Pavolin Pissolati |
Primeiro orientador: | Almeida, Ariádine Cristine de |
Primeiro membro da banca: | Estevinho, Lúcia de Fátima |
Segundo membro da banca: | Moraes, Viviane Rodrigues Alves de |
Resumo: | O currículo escolar não se constitui como algo neutro, e traduz os interesses políticos e sociais de uma determinada época ou sociedade. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, gozando de sua autonomia, determinou a inserção da disciplina “Diversidade, Inclusão e Formação para a Cidadania” no currículo das escolas estaduais de Minas Gerais na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA)/Ensino Fundamental. O presente trabalho investiga a partir da percepção dos colaboradores a implementação desta nova disciplina no currículo da EJA e suas implicações ao contexto escolar. O estudo, de abordagem qualitativa, envolve seis professores que ministram a disciplina e um membro da administração escolar. As informações foram obtidas através de entrevistas semiestruturadas e analisadas sob perspectiva da análise de conteúdo. Em síntese, os resultados revelaram que as temáticas abordadas na disciplina possibilitam aproximação dos saberes escolares à realidade social contribuindo na construção de uma formação crítica, reflexiva e emancipatória. A reestruturação do horário escolar e a dificuldade em abordar algumas das temáticas propostas foram as principais problemáticas apontadas pelos colaboradores, evidenciando a necessidades de investimento em formação continuada. |
Palavras-chave: | EJA Formação docente Minas Gerais Mudanças curriculares |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | FERREIRA, Alessandra Pavolin Pissolati. Diversidade, inclusão e formação para a cidadania: o que pensam os professores de uma escola pública em Uberlândia -MG. 2018. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21725 |
Data de defesa: | 22-Jun-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DiversidadeInclusãoFormação.pdf | 11.66 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.