Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21725
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ferreira, Alessandra Pavolin Pissolati | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-05T20:06:04Z | - |
dc.date.available | 2018-07-05T20:06:04Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-22 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Alessandra Pavolin Pissolati. Diversidade, inclusão e formação para a cidadania: o que pensam os professores de uma escola pública em Uberlândia -MG. 2018. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21725 | - |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Minas Gerais | pt_BR |
dc.subject | Mudanças curriculares | pt_BR |
dc.title | Diversidade, Inclusão e Formação para a Cidadania: o que pensam os professores de uma escola pública em Uberlândia -MG | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Ariádine Cristine de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9104947767194284 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Estevinho, Lúcia de Fátima | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8255914355924420 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Moraes, Viviane Rodrigues Alves de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0884135674090874 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9855291810591078 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O currículo escolar não se constitui como algo neutro, e traduz os interesses políticos e sociais de uma determinada época ou sociedade. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, gozando de sua autonomia, determinou a inserção da disciplina “Diversidade, Inclusão e Formação para a Cidadania” no currículo das escolas estaduais de Minas Gerais na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA)/Ensino Fundamental. O presente trabalho investiga a partir da percepção dos colaboradores a implementação desta nova disciplina no currículo da EJA e suas implicações ao contexto escolar. O estudo, de abordagem qualitativa, envolve seis professores que ministram a disciplina e um membro da administração escolar. As informações foram obtidas através de entrevistas semiestruturadas e analisadas sob perspectiva da análise de conteúdo. Em síntese, os resultados revelaram que as temáticas abordadas na disciplina possibilitam aproximação dos saberes escolares à realidade social contribuindo na construção de uma formação crítica, reflexiva e emancipatória. A reestruturação do horário escolar e a dificuldade em abordar algumas das temáticas propostas foram as principais problemáticas apontadas pelos colaboradores, evidenciando a necessidades de investimento em formação continuada. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 80 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DiversidadeInclusãoFormação.pdf | 11.66 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.