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dc.creatorFerreira, Alessandra Pavolin Pissolati-
dc.date.accessioned2018-07-05T20:06:04Z-
dc.date.available2018-07-05T20:06:04Z-
dc.date.issued2018-06-22-
dc.identifier.citationFERREIRA, Alessandra Pavolin Pissolati. Diversidade, inclusão e formação para a cidadania: o que pensam os professores de uma escola pública em Uberlândia -MG. 2018. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21725-
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectMinas Geraispt_BR
dc.subjectMudanças curricularespt_BR
dc.titleDiversidade, Inclusão e Formação para a Cidadania: o que pensam os professores de uma escola pública em Uberlândia -MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Ariádine Cristine de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9104947767194284pt_BR
dc.contributor.referee1Estevinho, Lúcia de Fátima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8255914355924420pt_BR
dc.contributor.referee2Moraes, Viviane Rodrigues Alves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0884135674090874pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9855291810591078pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO currículo escolar não se constitui como algo neutro, e traduz os interesses políticos e sociais de uma determinada época ou sociedade. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, gozando de sua autonomia, determinou a inserção da disciplina “Diversidade, Inclusão e Formação para a Cidadania” no currículo das escolas estaduais de Minas Gerais na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA)/Ensino Fundamental. O presente trabalho investiga a partir da percepção dos colaboradores a implementação desta nova disciplina no currículo da EJA e suas implicações ao contexto escolar. O estudo, de abordagem qualitativa, envolve seis professores que ministram a disciplina e um membro da administração escolar. As informações foram obtidas através de entrevistas semiestruturadas e analisadas sob perspectiva da análise de conteúdo. Em síntese, os resultados revelaram que as temáticas abordadas na disciplina possibilitam aproximação dos saberes escolares à realidade social contribuindo na construção de uma formação crítica, reflexiva e emancipatória. A reestruturação do horário escolar e a dificuldade em abordar algumas das temáticas propostas foram as principais problemáticas apontadas pelos colaboradores, evidenciando a necessidades de investimento em formação continuada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration80pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

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