Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21658
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Sob a perspectiva do letramento literário: a casa do leitor |
Título(s) alternativo(s): | Under the perspective of literary literacy: the reader's home |
Autor(es): | Corsso, Josaine Aparecida |
Primeiro orientador: | Gama-Khalil, Marisa Martins |
Primeiro membro da banca: | Biella, João Carlos |
Segundo membro da banca: | Campos, Camila da Silva Alavarce |
Resumo: | Este projeto apresenta uma proposta interventiva de leitura literária e escrita criativa para alunos de sétimo ano de uma escola pública. A pesquisa parte da necessidade de se recuperar a importância da Literatura no âmbito escolar, visto que os métodos tradicionais, muitas vezes, não atingem o objetivo de formar leitores. Com isso, buscamos um método de ensino que permitisse ampliar o olhar literário do aluno-leitor sobre o espaço casa, espaço que protagoniza as obras literárias selecionadas para esta pesquisa. Desse modo, por meio de uma abordagem teórico-metodológica baseada na sequência básica de letramento literário sugerida por Rildo Cosson (2014), elaboramos oficinas que direcionam a leitura e a escrita para o tema apresentado nas obras A casa da madrinha, de Lygia Bojunga e Por parte de pai, de Bartolomeu Campos de Queirós. A finalidade era que, com a leitura desses textos literários com descrições imagéticas e ficcionais de casas e as relações que há entre esse espaço e as personagens, os alunos-leitores, ao dialogarem com a literatura, pudessem refletir sobre sua identidade e criar a própria descrição literária do lugar em que vivem. A proposta de trabalho consistiu em realizar um estudo bibliográfico sobre a escolarização da literatura, o letramento literário e a casa como espaço literário. A partir das contribuições dos aparatos teóricos, comparamos duas produções textuais dos alunos sobre o espaço em que vivem, sendo uma anterior e outra posterior às atividades de escrita criativa desenvolvidas nas oficinas. Por meio de uma análise descritiva e interpretativa das produções textuais citadas, avaliamos se a pesquisa-ação sugerida contribuiu no processo de letramento literário do aluno-leitor. Assim, objetivamos, com este trabalho, proporcionar práticas efetivas de leitura literária e escrita criativa. |
Abstract: | This project presents an interventional proposal of literary reading and creative writing for seventh graders of a public school. The research starts from the need to recover the importance of Literature in the school context, as traditional methods often do not reach the objective of forming readers. With this, we seek a method of teaching that allows enlarging the literary view of the student reader on the home environment, an environment that stars in the literary works selected for this research. Thus, through a theoretical-methodological approach based on the basic sequence of literary literacy suggested by Rildo Cosson (2014), we elaborated reading and writing workshops for the theme presented in the works A casa da madrinha, by Lygia Bojunga and Por parte de pai, by Bartolomeu Campos de Queirós. The purpose is that by reading these literary texts with imagery and fictional descriptions of houses and the relationships that exist between this space and the characters, the student readers, in dialogue with literature, can reflect on their identity and create their own literary description of the place in which they live. The work proposal consists of carrying out a bibliographical study on the schooling of literature, literary literacy and the house as literary space. From the contributions of the theoretical apparatuses, we propose the comparison of two textual productions of the students about the space in which they live, being one before and another subsequent to the activities of creative writing developed in the workshops. Through a descriptive and interpretative analysis of the textual productions mentioned, we intend to evaluate if the suggested action research can contribute to the process of literary literacy of the student reader. Thus, we hope, with this work, to provide effective practices of literary reading and creative writing. |
Palavras-chave: | Literatura Letramento literário Casa Literature Literary Literacy House Letramento Leituras para estudantes Leitores - Formação e desenvolvimento |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional) |
Referência: | CORSSO, Josaine Aparecida. Sob a perspectiva do letramento literário: a casa do leitor - Uberlândia. 2018. 178 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.922 |
Identificador do documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.922 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21658 |
Data de defesa: | 21-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SobPerspectivaLetramento.pdf | 9.49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.