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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21597
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Ferreira, Frederico Augusto de Vasconcelos | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-21T20:34:15Z | - |
dc.date.available | 2018-06-21T20:34:15Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-13 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Frederico Augusto de Vasconcelos. A luta pela educação a partir dos direitos humanos fundamentais: as ocupações wscolares (2015-2016) contra as reformas do ensino público. 2017. 139 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito), Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21597 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ocupações de escolas | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Direitos fundamentais | pt_BR |
dc.title | A luta pela educação a partir dos direitos humanos fundamentais: as ocupações escolares (2015-2016) contra as reformas do ensino público | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Macedo, Luiz César Machado de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9323439100721286 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1776398302847410 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como tema um estudo jurídico sobre as ocupações das escolas públicas brasileiras dentro do período que se estende de 2015 a 2016. A partir dessa perspectiva, abre-se o debate para entender o contexto educacional e as reformas implementadas pelo Estado no período citado e analisar as decisões e condutas tomadas pelos órgãos do Poder Público frente ao conflito instaurado. O objetivo é elencar todos os direitos fundamentais envolvidos na situação-problema, tais como liberdade de expressão, liberdade de manifestação, direito à resistência, direito à educação e gestão democrática do ensino, que legitimam as ocupações promovidas pelos estudantes secundaristas e deslegitimam as reformas do ensino e decisões judicias de reintegração de posse ou desocupação. Para tanto a metodologia empregada foi colher e compreender o entendimentos de documentos que foram elaborados como o parecer da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo que aludia a reintegração de posse e o ofício do Ministério Público do Paraná que reportava a manutenção das ocupações e proteção dos direitos dos adolescentes ocupantes. Ademais, é discutida a relação entre os princípios firmados a luz da Constituição Federal de 1988 e o desrespeito da lei de Reforma do Ensino Médio a ela. Finalmente, é resultado desse processo a tentativa de consolidar e convalidar o Estado Democrático de Direito e a proteção da dignidade da pessoa humana. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Direito | pt_BR |
dc.sizeorduration | 139 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO::FILOSOFIA DO DIREITO | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Direito |
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