Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21568
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: As Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação no Desenvolvimento da Prática Pedagógica nos Primeiros Anos do Ensino Fundamental
Alternate title (s): The New Technologies of Information and Communication in the Development of the Pedagogical Practice in the First Years of Elementary Education
Author: Almeida, Ivanilda dos Reis
First Advisor: Oliveira, Guilherme Saramago de
Second member of the Committee: Cunha, Ana Maria de Oliveira
Third member of the Committee: Carvalho , Luciana Beatriz de Oliveira Bar de
Summary: Esta pesquisa trata da área temática dos saberes docentes, com o objetivo de estudar, identificar e analisar os saberes dos professores que atuam nos primeiros anos do Ensino Fundamental sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC, de forma que contribuam para uma prática pedagógica mais eficiente. Tendo como questionamento, saber quais são os saberes docentes sobre as TICs, utilizou-se como procedimento metodológico a meta-análise, segundo Fiorentini e Lorenzato (2006), no levantamento do estágio atual do conhecimento relacionado ao tema pesquisado. Buscou-se também, verificar o que tem sido escrito sobre essa temática, identificar os achados mais importantes, coletar estudos preexistentes; realizar seleção e análise dos dados encontrados em teses, dissertações livros, teses, legislações educacionais e outras fontes de pesquisa dentro da abordagem desse assunto. Para responder as proposições desse estudo, o referencial teórico apoiou principalmente nas contribuições de Gauthier (2006); Sacristán (2000); Nóvoa (2008); Moran (2009); Tardif (2014); Perrenoud (2002); Altet (2001); Tardif e Lessard (2008); Pimenta, (2005); Delors (2001); Imbernón (2006); Kenski (2007); Masetto (2011); Freitas (2012), e outros. A partir do estudo verificou-se que Educação enfrenta o desafio pertinente à qualidade no Ensino Fundamental de nove anos; que se torna praticamente inviável promover um ensino eficaz utilizando apenas tecnologias convencionais e que as mudanças nos cenários das sociedades convocam os docentes na redefinição dos seus saberes e competências. Os estudos encaminharam para a conclusão de que, além dos saberes inerentes aos professores: Saberes Profissionais, Disciplinares, Pedagógicos, Curriculares e Experienciais, os professores precisam dominar os Saberes Tecnológicos para uma prática mais eficiente.
Abstract: This research deals with the thematic area of teaching knowledge and it aims to identify and analyze knowledges on Communication and Information Technologies (CIT) of teachers who work in the first years of Basic Schools to contribute to a more efficient pedagogic practice. We intended find out teacher’ knowledges on CIT and we used as methodological procedure Fiorentini and Lorenzato’s meta-analysis (2006) of the current state of knowledge on this theme. We aimed also to verify what has been written on this theme; identify the most important finding; collect pre-existing studies; select and analyze data from thesis, books, Education laws and other search sources on this subject. In order to answer the study questions, the theoretical basis came from Gauthier (2006); Sacristán (2000); Nóvoa (2008); Moran (2009); Tardif (2014); Perrenoud (2002); Altet (2001); Tardif and Lessard (2008); Pimenta, (2005); Delors (2001); Imbernón (2006); Kenski (2007); Masetto (2011); Freitas (2012) and others. The results showed that Education faces challenge concerning to teaching quality, using only conventional technologies in the nine-years Basic School. It becomes practically unfeasible to promote effective teaching using only conventional technologies and that changes in the societal scenarios call on teachers to redefine their knowledge and skills. The studies led to the conclusion that, in addition to the knowledge inherent to teachers: Professional, Disciplinary, Pedagogical, Curricular and Experiential Knowledge, teachers need to master Technological Knowledge for a more efficient practice.
Keywords: Educação
education
Ensino fundamental
Elementary School
Inovações Tecnológicas
Technological innovations
Efeito de inovações tecnológicas
Effect of technological innovations
Formação de professores
Teacher training
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Quote: ALMEIDA, Ivanilda dos Reis. As Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação no Desenvolvimento da Prática Pedagógica nos Primeiros Anos do Ensino Fundamental. 2018. 116 f. Dissertação Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.536.
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.536
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21568
Date of defense: 23-Feb-2018
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NovasTecnologiasInformação.pdfDissertação1.6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.