Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21568
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlmeida, Ivanilda dos Reis-
dc.date.accessioned2018-06-20T20:11:53Z-
dc.date.available2018-06-20T20:11:53Z-
dc.date.issued2018-02-23-
dc.identifier.citationALMEIDA, Ivanilda dos Reis. As Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação no Desenvolvimento da Prática Pedagógica nos Primeiros Anos do Ensino Fundamental. 2018. 116 f. Dissertação Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.536.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21568-
dc.description.abstractThis research deals with the thematic area of teaching knowledge and it aims to identify and analyze knowledges on Communication and Information Technologies (CIT) of teachers who work in the first years of Basic Schools to contribute to a more efficient pedagogic practice. We intended find out teacher’ knowledges on CIT and we used as methodological procedure Fiorentini and Lorenzato’s meta-analysis (2006) of the current state of knowledge on this theme. We aimed also to verify what has been written on this theme; identify the most important finding; collect pre-existing studies; select and analyze data from thesis, books, Education laws and other search sources on this subject. In order to answer the study questions, the theoretical basis came from Gauthier (2006); Sacristán (2000); Nóvoa (2008); Moran (2009); Tardif (2014); Perrenoud (2002); Altet (2001); Tardif and Lessard (2008); Pimenta, (2005); Delors (2001); Imbernón (2006); Kenski (2007); Masetto (2011); Freitas (2012) and others. The results showed that Education faces challenge concerning to teaching quality, using only conventional technologies in the nine-years Basic School. It becomes practically unfeasible to promote effective teaching using only conventional technologies and that changes in the societal scenarios call on teachers to redefine their knowledge and skills. The studies led to the conclusion that, in addition to the knowledge inherent to teachers: Professional, Disciplinary, Pedagogical, Curricular and Experiential Knowledge, teachers need to master Technological Knowledge for a more efficient practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjecteducationpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectInovações Tecnológicaspt_BR
dc.subjectTechnological innovationspt_BR
dc.subjectEfeito de inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectEffect of technological innovationspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleAs Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação no Desenvolvimento da Prática Pedagógica nos Primeiros Anos do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe New Technologies of Information and Communication in the Development of the Pedagogical Practice in the First Years of Elementary Educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Guilherme Saramago de-
dc.contributor.referee2Cunha, Ana Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee3Carvalho , Luciana Beatriz de Oliveira Bar de-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=B11179E19EC1FF12F2B696A0CE97A155pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa trata da área temática dos saberes docentes, com o objetivo de estudar, identificar e analisar os saberes dos professores que atuam nos primeiros anos do Ensino Fundamental sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC, de forma que contribuam para uma prática pedagógica mais eficiente. Tendo como questionamento, saber quais são os saberes docentes sobre as TICs, utilizou-se como procedimento metodológico a meta-análise, segundo Fiorentini e Lorenzato (2006), no levantamento do estágio atual do conhecimento relacionado ao tema pesquisado. Buscou-se também, verificar o que tem sido escrito sobre essa temática, identificar os achados mais importantes, coletar estudos preexistentes; realizar seleção e análise dos dados encontrados em teses, dissertações livros, teses, legislações educacionais e outras fontes de pesquisa dentro da abordagem desse assunto. Para responder as proposições desse estudo, o referencial teórico apoiou principalmente nas contribuições de Gauthier (2006); Sacristán (2000); Nóvoa (2008); Moran (2009); Tardif (2014); Perrenoud (2002); Altet (2001); Tardif e Lessard (2008); Pimenta, (2005); Delors (2001); Imbernón (2006); Kenski (2007); Masetto (2011); Freitas (2012), e outros. A partir do estudo verificou-se que Educação enfrenta o desafio pertinente à qualidade no Ensino Fundamental de nove anos; que se torna praticamente inviável promover um ensino eficaz utilizando apenas tecnologias convencionais e que as mudanças nos cenários das sociedades convocam os docentes na redefinição dos seus saberes e competências. Os estudos encaminharam para a conclusão de que, além dos saberes inerentes aos professores: Saberes Profissionais, Disciplinares, Pedagógicos, Curriculares e Experienciais, os professores precisam dominar os Saberes Tecnológicos para uma prática mais eficiente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration116pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.536pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NovasTecnologiasInformação.pdfDissertação1.6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.