Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21545
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Memórias de mulheres jornalistas: histórias, mercado e docência
Título (s) alternativo (s): Memories of women journalists: stories, market and teaching
Autor: Ferreira, Gisllene Rodrigues
Primer orientador: Campos, Raquel Discini de
Primer miembro de la banca: Spannenberg, Ana Cristina Menegotto
Segundo miembro de la banca: Santos, Regma Maria dos
Resumen: Foram inúmeros os desafios que as mulheres brasileiras se depararam na busca pela ocupação do espaço público ao longo do século XX. De ―rainhas do lar‖, muitas delas, se tornariam trabalhadoras assalariadas. Força feminina de trabalho que a partir daqueles anos ganhou, aos poucos, espaço nas redações jornalísticas. O aumento de jornalistas mulheres no mercado aconteceu, além disso, em consequência da possibilidade de se formaram no Ensino Superior. Diante desse fenômeno histórico, a pesquisa se propõe a estudar como a institucionalização do curso de Jornalismo no Brasil colaborou para a formação das mulheres para atuarem no mercado como jornalistas e também como professoras. Para compreender tal processo, entrevistamos três jornalistas que apresentam larga experiência na docência, são elas: Alice Mitika Koshiyama, Dulcilia Helena Schroeder Buitoni e Marialva Carlos Barbosa. Em suma, buscamos assim, conhecer suas histórias de vida e, ao mesmo tempo, entrelaçá-las à história deste campo de conhecimento no país.
Abstract: There were innumerable challenges that Brazilian women faced in their quest for the occupation of public space throughout the twentieth century. From "home queens," many of them, would become salaried workers. A feminine work force that from those years gradually gained space in journalistic writing. The increase of women journalists in the market happened in addition, as a consequence of the possibility of graduating in Higher Education. Faced with this historical phenomenon, the research aims to study how the institutionalization of the Journalism course in Brazil collaborated in the training of women to act in the market as journalists and also as teachers. To understand this process, we interviewed three journalists who have a long experience in teaching: Alice Mitika Koshiyama, Dulcilia Helena Schroeder Buitoni and Marialva Carlos Barbosa. In short, we seek to know their life histories and, at the same time, to intertwine them with the history of this field of knowledge in the country.
Palabras clave: Mulheres jornalistas
Women journalists
Gênero e jornalismo
Gender and journalism
Professoras jornalistas
Teachers journalists
Educação
Education
Mulheres Jornalistas
Women Journalists
Jornalistas Professoras
Journalists Teachers
Jornalismo
Journalism
Brasil
Brazil
História
History
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Cita: FERREIRA, Gisllene Rodrigues. Memórias de mulheres jornalistas: histórias, mercado e docência. 2018. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.525
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.525
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21545
Fecha de defensa: 26-feb-2018
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MemoriasMulheresJornalistas.pdf3.04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.