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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21545
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Memórias de mulheres jornalistas: histórias, mercado e docência |
Título (s) alternativo (s): | Memories of women journalists: stories, market and teaching |
Autor: | Ferreira, Gisllene Rodrigues |
Primer orientador: | Campos, Raquel Discini de |
Primer miembro de la banca: | Spannenberg, Ana Cristina Menegotto |
Segundo miembro de la banca: | Santos, Regma Maria dos |
Resumen: | Foram inúmeros os desafios que as mulheres brasileiras se depararam na busca pela ocupação do espaço público ao longo do século XX. De ―rainhas do lar‖, muitas delas, se tornariam trabalhadoras assalariadas. Força feminina de trabalho que a partir daqueles anos ganhou, aos poucos, espaço nas redações jornalísticas. O aumento de jornalistas mulheres no mercado aconteceu, além disso, em consequência da possibilidade de se formaram no Ensino Superior. Diante desse fenômeno histórico, a pesquisa se propõe a estudar como a institucionalização do curso de Jornalismo no Brasil colaborou para a formação das mulheres para atuarem no mercado como jornalistas e também como professoras. Para compreender tal processo, entrevistamos três jornalistas que apresentam larga experiência na docência, são elas: Alice Mitika Koshiyama, Dulcilia Helena Schroeder Buitoni e Marialva Carlos Barbosa. Em suma, buscamos assim, conhecer suas histórias de vida e, ao mesmo tempo, entrelaçá-las à história deste campo de conhecimento no país. |
Abstract: | There were innumerable challenges that Brazilian women faced in their quest for the occupation of public space throughout the twentieth century. From "home queens," many of them, would become salaried workers. A feminine work force that from those years gradually gained space in journalistic writing. The increase of women journalists in the market happened in addition, as a consequence of the possibility of graduating in Higher Education. Faced with this historical phenomenon, the research aims to study how the institutionalization of the Journalism course in Brazil collaborated in the training of women to act in the market as journalists and also as teachers. To understand this process, we interviewed three journalists who have a long experience in teaching: Alice Mitika Koshiyama, Dulcilia Helena Schroeder Buitoni and Marialva Carlos Barbosa. In short, we seek to know their life histories and, at the same time, to intertwine them with the history of this field of knowledge in the country. |
Palabras clave: | Mulheres jornalistas Women journalists Gênero e jornalismo Gender and journalism Professoras jornalistas Teachers journalists Educação Education Mulheres Jornalistas Women Journalists Jornalistas Professoras Journalists Teachers Jornalismo Journalism Brasil Brazil História History |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
Cita: | FERREIRA, Gisllene Rodrigues. Memórias de mulheres jornalistas: histórias, mercado e docência. 2018. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.525 |
Identificador del documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.525 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21545 |
Fecha de defensa: | 26-feb-2018 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
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