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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Uma abordagem para análise automática de repositórios de objetos de aprendizagem através de técnicas de aprendizagem de máquina para apoio a recomendação personalizada de conteúdo em sistemas adaptativos e inteligentes para educação
Título (s) alternativo (s): An Approach to Automatic Analysis of Learning Object Repositories through Machine Learning Techniques to Support Personalized Recommendation of Content in Adaptive and Intelligent Systems for Education
Autor: Mendes, Miller Miranda
Primer orientador: Dorça, Fabiano Azevedo
Primer miembro de la banca: Lopes, Carlos Roberto
Segundo miembro de la banca: Andrade, Alessandro Vivas
Resumen: A quantidade de conteúdo educacional digital que é criado continuamente faz com que os repositórios de materiais educacionais fiquem cada vez maiores e a busca por conteúdos específicos e direcionados aumente. Dessa forma, foi realizado um estudo com base nos objetos de aprendizagem gerados em um repositório. Foi aplicado o padrão IEEE LOM para gerar grupos de objetos de aprendizagem que possam ser utilizados para um determinado perfil de estudante. Logo, tem-se uma necessidade que estes objetos estejam organizados para que sua recomendação seja mais eficiente. Sendo assim, este trabalho apresenta uma proposta que faz uso de técnicas de clusterização para agrupar conteúdos educacionais em repositórios com base em estilos de aprendizagem do estudante. Inicialmente, foi realizada uma analise comparativa entre algoritmos de agrupamentos com dados fictícios no qual foram obtidos bons resultados. Com base nestes resultados, foi discutido e implementado um estudo de caso recorrendo a dados reais de estudantes em um sistema educacional.
Abstract: The amount of digital educational content that is continually created makes the repositories of educational materials increasingly large and the search for specific and targeted content is increasing. Thus, a study was carried out based on learning objects generated in a repository. The IEEE LOM standard was used to generate groups of learning objects that could be used for a given student profile. It is a necessity that these objects be organized so that their recommendation is more efficient. Thus, this paper presents a proposal that uses clustering techniques to group educational content into repositories based on student learning styles. Initially a comparative analysis was performed between grouping algorithms with dummy data in which good results were obtained. Based on these results, a case study using real data from students in an educational system was discussed and implemented.
Palabras clave: Objetos de aprendizagem
Aprendizado de máquina
Learning objects
Estilos de aprendizagem
Learning styles
Felder e Silverman
Adaptive educational systems
Clustering
Learning environment
Lom field
Sistemas educacionais adaptativos,
Ambiente de aprendizagem
Atributos LOM
Computação
Ensino auxiliado por computador
Aprendizado do computador
Agrupamento
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação
Cita: MENDES, Miller Miranda. Uma abordagem para análise automática de repositórios de objetos de aprendizagem através de técnicas de aprendizagem de máquina para apoio a recomendação personalizada de conteúdo em sistemas adaptativos e inteligentes para educação. 2018. 71 f. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.233
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.233
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21534
Fecha de defensa: 16-feb-2018
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação

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