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dc.creatorMendes, Miller Miranda-
dc.date.accessioned2018-06-15T22:28:15Z-
dc.date.available2018-06-15T22:28:15Z-
dc.date.issued2018-02-16-
dc.identifier.citationMENDES, Miller Miranda. Uma abordagem para análise automática de repositórios de objetos de aprendizagem através de técnicas de aprendizagem de máquina para apoio a recomendação personalizada de conteúdo em sistemas adaptativos e inteligentes para educação. 2018. 71 f. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.233pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21534-
dc.description.abstractThe amount of digital educational content that is continually created makes the repositories of educational materials increasingly large and the search for specific and targeted content is increasing. Thus, a study was carried out based on learning objects generated in a repository. The IEEE LOM standard was used to generate groups of learning objects that could be used for a given student profile. It is a necessity that these objects be organized so that their recommendation is more efficient. Thus, this paper presents a proposal that uses clustering techniques to group educational content into repositories based on student learning styles. Initially a comparative analysis was performed between grouping algorithms with dummy data in which good results were obtained. Based on these results, a case study using real data from students in an educational system was discussed and implemented.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizado de máquinapt_BR
dc.subjectLearning objectspt_BR
dc.subjectEstilos de aprendizagempt_BR
dc.subjectLearning stylespt_BR
dc.subjectFelder e Silvermanpt_BR
dc.subjectAdaptive educational systemspt_BR
dc.subjectClusteringpt_BR
dc.subjectLearning environmentpt_BR
dc.subjectLom fieldpt_BR
dc.subjectSistemas educacionais adaptativos,pt_BR
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectAtributos LOMpt_BR
dc.subjectComputaçãopt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectAprendizado do computadorpt_BR
dc.subjectAgrupamentopt_BR
dc.titleUma abordagem para análise automática de repositórios de objetos de aprendizagem através de técnicas de aprendizagem de máquina para apoio a recomendação personalizada de conteúdo em sistemas adaptativos e inteligentes para educaçãopt_BR
dc.title.alternativeAn Approach to Automatic Analysis of Learning Object Repositories through Machine Learning Techniques to Support Personalized Recommendation of Content in Adaptive and Intelligent Systems for Educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Dorça, Fabiano Azevedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3944579737930998pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Carlos Roberto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6737493567462425pt_BR
dc.contributor.referee2Andrade, Alessandro Vivas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5412055666902423pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1895537299461283pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA quantidade de conteúdo educacional digital que é criado continuamente faz com que os repositórios de materiais educacionais fiquem cada vez maiores e a busca por conteúdos específicos e direcionados aumente. Dessa forma, foi realizado um estudo com base nos objetos de aprendizagem gerados em um repositório. Foi aplicado o padrão IEEE LOM para gerar grupos de objetos de aprendizagem que possam ser utilizados para um determinado perfil de estudante. Logo, tem-se uma necessidade que estes objetos estejam organizados para que sua recomendação seja mais eficiente. Sendo assim, este trabalho apresenta uma proposta que faz uso de técnicas de clusterização para agrupar conteúdos educacionais em repositórios com base em estilos de aprendizagem do estudante. Inicialmente, foi realizada uma analise comparativa entre algoritmos de agrupamentos com dados fictícios no qual foram obtidos bons resultados. Com base nestes resultados, foi discutido e implementado um estudo de caso recorrendo a dados reais de estudantes em um sistema educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.sizeorduration71pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.233pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
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