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Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Dizeres dos egressos do Pibid sobre a formação de professores de língua espanhola
Alternate title (s): Decires de los egresos del Pibid sobre la formación de profesores de lengua española
Author: Prado, Rayanne Márcia Finholdt
First Advisor: Guilherme, Maria de Fátima Fonseca
First member of the Committee: Martins, Sandra Eleutério Campos
Second member of the Committee: Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Summary: Esta dissertação foi desenvolvida em uma abordagem inter/transdisciplinar entre a Linguística Aplicada (LA), a Análise do Discurso de linha francesa (ADF) e os estudos desenvolvidos pelo Círculo de Bakhtin. Nessa perspectiva, buscou-se responder às seguintes perguntas de pesquisa: i) como os egressos do Pibid, que se constituíram professores de Língua Espanhola (E/LE), representam o programa em sua formação?; ii) que discursividades eles constroem sobre o programa?; iii) quais são as vozes que emergem em seus dizeres para representar o programa? Nesse sentido, este trabalho objetivou investigar como o Pibid é representado quando os egressos, que ocupam o lugar discursivo de licenciados que se constituíram professores de E/LE, enunciam sobre a sua formação pré-serviço. Na realização dessa tarefa, buscou-se identificar as regularidades e as dispersões de sentido nos dizeres desses sujeitos, delinear as inscrições discursivas a partir dessas representações e interpretá-las para perceber como elas se constituem. A pesquisa partiu da hipótese de que a experiência vivenciada no Pibid, enquanto professores pré-serviço de E/LE, instaura uma tensão que interpela as participantes a (re)significarem suas concepções de escola, sujeito-professor, sujeito-aluno, ensino-aprendizagem, língua e formação, quando assumem a posição de professores em-serviço. A Proposta AREDA (SERRANI, 1998) foi utilizada como suporte teórico-metodológico para coletar os depoimentos das 03 (três) participantes. A partir das inscrições discursivas delineadas, foi possível perceber que a relação das egressas com o programa é regida por quatro representações, que se interpenetram e se interconstituem: i) o Pibid como espaço de aprendizagem; ii) o Pibid como possibilidade de ocupar lugares institucionais; iii) o Pibid como espaço para problematizar as relações de poder; e, iv) o Pibid como possibilidade de lidar com questões de ordem política. As discursividades construídas revelam que, para representar o Pibid como espaço de aprendizagem, os sujeitos-participantes se inscrevem em uma ilusão de completude, revelando um imaginário que legitima a experiência vivenciada no programa como referencialidade para a sua constituição docente. A representação do Pibid como possibilidade de ocupar lugares institucionais, por sua vez, é construída a partir da inscrição no discurso da qualificação para formação acadêmica-profissional, que revela um imaginário constituído pelo devir e pela imagem do programa enquanto referencialidade para a sua constituição como professoras-pesquisadoras. Ao construírem a representação do Pibid como espaço para problematizar as relações de poder, as egressas deixam resvalar uma relação de alteridade e se inscrevem na projeção no/pelo outro e nos discursos da colaboração, do poder-saber e do espelhamento, para revelar as imagens que fazem dos demais participantes do programa, atribuindo ao Pibid o lugar que, em seu imaginário, se apresentou como uma arena na qual essas relações puderam ser problematizadas. Por fim, ao representarem o Pibid como possibilidades de lidar com questões de ordem política, os sujeitos deixam vir à tona uma emergência de vozes, revozeando esses já-ditos para se inscrever nos discursos da falta, da desvalorização e da resistência e (d)enunciar o não-lugar do ensino de E/LE nas escolas e a relação do programa com as políticas educacionais estaduais e municipais. Para representar o lugar do Pibid em sua formação pré-serviço, as egressas enunciam a partir do lugar sócio-histórico-ideológico-discursivo que ocupam e constroem suas discursividades sobre o programa em dialogicidade com vozes e discursos outros que atravessam os seus dizeres. Assim, pude compreender que, nessas tomadas de posição, esses sujeitos atribuem ao Pibid um lugar imaginário, que se revela como uma experiência que foi fundamental no processo formativo pré-serviço e na constituição docente e que (re)significa suas práticas em-serviço de ensino-aprendizagem de E/LE.
Abstract: Esta disertación fue desarrollada en un abordaje inter/transdisciplinar entre la Lingüística Aplicada (LA), el Análisis del Discurso de línea francesa (ADF) y los estudios desarrollados por el Círculo de Bajtín. En esa perspectiva, se buscó responder a las siguientes preguntas de investigación: i) cómo los egresos del Pibid, que se constituyeran profesores de Lengua Española (E/LE), representan el programa en su formación?; ii) que discursividades ellos construyen sobre el programa?; iii) Cuáles son las voces que emergen en sus decires para representar el programa? En ese sentido, este trabajo objetivó investigar cómo el Pibid es representado cuando los egresos, que ocupan el lugar discursivo de licenciados que se constituyeran profesores de E/LE, enuncian sobre su formación preservicio. En la realización de esa tarea, se buscó identificar las regularidades y las dispersiones de sentido en los decires de eses sujetos, delinear las inscripciones discursivas a partir de esas representaciones e interpretarlas para percibir como ellas se constituyen. La investigación partió de la hipótesis de que la experiencia vivenciada en el Pibid, en cuanto profesores preservicio de E/LE, instaura una tensión que interpela los participantes a (re)significaren sus concepciones de escuela, sujeto-profesor, sujeto-alumno, enseñanza-aprendizaje, lengua y formación, cuando asumen la posición de profesores en servicio. La Propuesta AREDA (SERRANI, 1998) fue utilizada como suporte teórico-metodológico para colectar los testimonios de las 03 (tres) participantes. A partir de las inscripciones discursivas delineadas, fue posible percibir que la relación de las egresas con el programa es regida por cuatro representaciones, que se interpenetran y se interconstituyen: i) el Pibid como espacio de aprendizaje; ii) el Pibid como posibilidad de ocupar lugares institucionales; iii) el Pibid como espacio para problematizar las relaciones de poder; y, iv) el Pibid como posibilidad de lidiar con cuestiones de orden política. Las discursividades construidas revelan que, para representar el Pibid como espacio de aprendizaje, los sujetos-participantes se inscriben en una ilusión de completud, revelando un imaginario que legitima la experiencia vivenciada en el programa como referencialidad para su constitución docente. La representación del Pibid como posibilidad de ocupar lugares institucionales, a su vez, es construida a partir de la inscripción en el discurso de la cualificación para la formación académica-profesional, que revela un imaginario constituido por el devenir y por la imagen del programa en cuanto referencialidad para su constitución como profesoras-pesquisidoras. Al construyeren la representación del Pibid como espacio para problematizar las relaciones de poder, las egresas dejan resbalar una relación de alteridad y se inscriben en la proyección en/por el otro y en los discursos de la colaboración, del saber-poder y del espejamiento, para revelar las imágenes que hacen de los demás participantes del programa, atribuyendo al Pibid el lugar que, en su imaginario, se presentó como una arena por la cual esas relaciones pudieran ser problematizadas. Por fin, al representaren el Pibid como posibilidad de lidiar con cuestiones de orden política, los sujetos dejan salir a la luz una emergencia de voces, revoceando eses ya dichos para inscribirse en los discursos de la falta, de la desvalorización y de la resistencia y (d)enunciar el no-lugar de la enseñanza de E/LE en las escuelas y la relación del programa con las políticas educacionales estaduales y municipales. Para representar el lugar del Pibid en su formación preservicio, las egresas enuncian a partir del lugar socio-histórico-ideológico-discursivo que ocupan y construyen sus discursividades sobre el programa en dialogicidade con voces y discursos otros que atraviesan sus dichos. Así, pude comprehender que, en esas tomadas de posición, eses sujetos atribuyen al Pibid un lugar imaginario, que se revela como una experiencia que fue fundamental en el proceso formativo preservicio y en la constitución docente y que (re)significa sus prácticas en servicio de enseñanza-aprendizaje de E/LE.
Keywords: Linguística aplicada
Discurso
Pibid
Formação de professores
Lingüística aplicada
Formación de profesores
Linguística
Análise do Discurso
Língua espanhola - Formação de professores
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Quote: PRADO, Rayanne Márcia Finholdt. Dizeres dos Egressos do Pibid sobre a Formação de Professores de Língua Espanhola. 2017. 126 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.171
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21524
Date of defense: 27-Oct-2017
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

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