Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21523
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Avaliação em educação física escolar: em busca de aproximações a uma avaliação formativa |
Título (s) alternativo (s): | Scholar evaluation in physical education: in search of approximations to a formative evaluation |
Autor: | Duarte, Larissa Ramos |
Primer orientador: | Mendes, Olenir Maria |
Primer miembro de la banca: | Terra, Dinah Vasconcellos |
Segundo miembro de la banca: | Valente, Lúcia de Fátima |
Resumen: | O tema desta pesquisa abrange a avaliação das e para as aprendizagens no componente curricular Educação Física, na Educação Básica – Ensino Fundamental, tendo como referencial teórico a avaliação formativa; buscou-se, assim, contribuir para uma visão crítica na ampliação e no aprofundamento dos estudos sobre essa temática. O objetivo deste estudo é analisar as concepções e práticas de avaliação das e para as aprendizagens na ação pedagógica de professores/as de Educação Física que participam/participaram do grupo de formação continuada - Laboratório de Estudos sobre Escola, Currículo e Educação Física (Lecef), tendo como referência de análise os fundamentos da avaliação formativa. Nosso estudo é predominantemente qualitativo e tem como interesse compreender um fenômeno social que não se mostra, à primeira vista, apenas pela sua mensuração ou face quantitativa. É uma pesquisa que tem um caráter descritivo, interpretativo e reflexivo, pois vai além da mera descrição de dados e busca, também, discutir e refletir acerca deles, tendo como base um referencial teórico como Fernandes (2006, 2009), Villas Boas (2007, 2011), entre outros/as autores/as que trabalham em uma perspectiva de avaliação formativa. A pesquisa apresentou duas fases, uma bibliográfica e uma de campo. Na fase bibliográfica, coletamos dados relacionados ao nosso objeto de estudo – avaliação na Educação Física Escolar –, que serviu como um marco teórico no qual nos apoiamos para o diálogo com a realidade investigada. A fase de campo contou com a análise documental, que consistiu na análise de documentos de planejamento das professoras, denominados Estratégias de Ensino e documentos oficiais, observações e entrevistas. Foram investigadas quatro professoras da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia, atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental e que participam/participaram do grupo de formação continuada Lecef. A observação foi realizada com as quatro participantes, no período de fevereiro a junho de 2017. Elas ocorreram com uma turma de cada professora, sendo uma de primeiro ano e as outras três de segundo ano. Os dados revelaram que as práticas avaliativas das docentes, de maneira geral, distanciam-se das práticas tradicionais e caminham em direção a uma aproximação aos princípios de uma avaliação formativa. Apontamos, como principais limitações da prática das professoras investigadas, a carência de registros sistemáticos e de feedbacks mais aprofundados. |
Abstract: | The theme of this research covers the assessment of and to learning in the Physical Education curriculum component, in Basic Education - elementary school - which has a formative assessment as a theoretical framework. It looks forward contributing to a critical vision in the extension of the studies on this subject. The aim of this study is to analyze the conceptions and practices of Physical Education teachers assessment of and to learning who participate/participated in the Teachers Professional Development Group - Laboratório de Estudos sobre Escola, Currículo e Edicação Física (Lecef), having as analysis reference the fundamentals of formative assessment. This study is predominantly qualitative and it aims to understand a social phenomenon that is not shown for its measurement or quantitative particularity. It is a research with a descriptive, interpretive and reflective character, because it goes beyond simply describing data, it seeks to discuss and reflect about it, using as theoretical reference Fernandes (2006, 2009), Villas Boas (2007, 2011), and others authors who writes in a formative assessment perspective. The research had two phases, bibliographic and field research. In the bibliographic part we collected related data to our object of study - school physical education assessment - that was used as a theoretical frame to which we supported for the dialogue with the researched reality. The field research had a documentary analysis, which consisted of the analysis of teachers planning documents, called "Teaching Strategies", official documents, observation and interviews. Taught to students in elementary school and they participate/participated in the teachers professional development group (Lecef). The four teachers were observed from February to June in 2017. One of the teachers worked with first grade students and the other three taught to second grade students. The data reveals that teachers evaluation practice, in general, are distant from traditional practices, and they are moving to the principles of a formative assessment. The main limitations of the teachers practice were the lack of systematic records and deep feedbacks. |
Palabras clave: | Educação Física escolar Avaliação Avaliação formativa Formative Assessment Assessement School Physical Education Educação Educação Física - Estudo e ensino (fundamental) Educação física - Avaliação Currículos - Educação física |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | DUARTE, Larissa Ramos. Avaliação em educação física escolar: em busca de aproximações a uma avaliação formativa. 2018. 217 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.546 . |
Identificador del documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.546 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21523 |
Fecha de defensa: | 20-abr-2018 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AvaliaçãoEducaçãoFísica.pdf | 2.77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.