Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21523
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDuarte, Larissa Ramos-
dc.date.accessioned2018-06-14T15:45:20Z-
dc.date.available2018-06-14T15:45:20Z-
dc.date.issued2018-04-20-
dc.identifier.citationDUARTE, Larissa Ramos. Avaliação em educação física escolar: em busca de aproximações a uma avaliação formativa. 2018. 217 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.546 .pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21523-
dc.description.abstractThe theme of this research covers the assessment of and to learning in the Physical Education curriculum component, in Basic Education - elementary school - which has a formative assessment as a theoretical framework. It looks forward contributing to a critical vision in the extension of the studies on this subject. The aim of this study is to analyze the conceptions and practices of Physical Education teachers assessment of and to learning who participate/participated in the Teachers Professional Development Group - Laboratório de Estudos sobre Escola, Currículo e Edicação Física (Lecef), having as analysis reference the fundamentals of formative assessment. This study is predominantly qualitative and it aims to understand a social phenomenon that is not shown for its measurement or quantitative particularity. It is a research with a descriptive, interpretive and reflective character, because it goes beyond simply describing data, it seeks to discuss and reflect about it, using as theoretical reference Fernandes (2006, 2009), Villas Boas (2007, 2011), and others authors who writes in a formative assessment perspective. The research had two phases, bibliographic and field research. In the bibliographic part we collected related data to our object of study - school physical education assessment - that was used as a theoretical frame to which we supported for the dialogue with the researched reality. The field research had a documentary analysis, which consisted of the analysis of teachers planning documents, called "Teaching Strategies", official documents, observation and interviews. Taught to students in elementary school and they participate/participated in the teachers professional development group (Lecef). The four teachers were observed from February to June in 2017. One of the teachers worked with first grade students and the other three taught to second grade students. The data reveals that teachers evaluation practice, in general, are distant from traditional practices, and they are moving to the principles of a formative assessment. The main limitations of the teachers practice were the lack of systematic records and deep feedbacks.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Física escolarpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação formativapt_BR
dc.subjectFormative Assessmentpt_BR
dc.subjectAssessementpt_BR
dc.subjectSchool Physical Educationpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação Física - Estudo e ensino (fundamental)pt_BR
dc.subjectEducação física - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectCurrículos - Educação físicapt_BR
dc.titleAvaliação em educação física escolar: em busca de aproximações a uma avaliação formativapt_BR
dc.title.alternativeScholar evaluation in physical education: in search of approximations to a formative evaluationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes, Olenir Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4172608Z6pt_BR
dc.contributor.referee1Terra, Dinah Vasconcellos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766019P0pt_BR
dc.contributor.referee2Valente, Lúcia de Fátima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731454P1pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8200996J6pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO tema desta pesquisa abrange a avaliação das e para as aprendizagens no componente curricular Educação Física, na Educação Básica – Ensino Fundamental, tendo como referencial teórico a avaliação formativa; buscou-se, assim, contribuir para uma visão crítica na ampliação e no aprofundamento dos estudos sobre essa temática. O objetivo deste estudo é analisar as concepções e práticas de avaliação das e para as aprendizagens na ação pedagógica de professores/as de Educação Física que participam/participaram do grupo de formação continuada - Laboratório de Estudos sobre Escola, Currículo e Educação Física (Lecef), tendo como referência de análise os fundamentos da avaliação formativa. Nosso estudo é predominantemente qualitativo e tem como interesse compreender um fenômeno social que não se mostra, à primeira vista, apenas pela sua mensuração ou face quantitativa. É uma pesquisa que tem um caráter descritivo, interpretativo e reflexivo, pois vai além da mera descrição de dados e busca, também, discutir e refletir acerca deles, tendo como base um referencial teórico como Fernandes (2006, 2009), Villas Boas (2007, 2011), entre outros/as autores/as que trabalham em uma perspectiva de avaliação formativa. A pesquisa apresentou duas fases, uma bibliográfica e uma de campo. Na fase bibliográfica, coletamos dados relacionados ao nosso objeto de estudo – avaliação na Educação Física Escolar –, que serviu como um marco teórico no qual nos apoiamos para o diálogo com a realidade investigada. A fase de campo contou com a análise documental, que consistiu na análise de documentos de planejamento das professoras, denominados Estratégias de Ensino e documentos oficiais, observações e entrevistas. Foram investigadas quatro professoras da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia, atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental e que participam/participaram do grupo de formação continuada Lecef. A observação foi realizada com as quatro participantes, no período de fevereiro a junho de 2017. Elas ocorreram com uma turma de cada professora, sendo uma de primeiro ano e as outras três de segundo ano. Os dados revelaram que as práticas avaliativas das docentes, de maneira geral, distanciam-se das práticas tradicionais e caminham em direção a uma aproximação aos princípios de uma avaliação formativa. Apontamos, como principais limitações da prática das professoras investigadas, a carência de registros sistemáticos e de feedbacks mais aprofundados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration217pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.546pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvaliaçãoEducaçãoFísica.pdf2.77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.