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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21498
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Releitura histórica da educação de surdos no Brasil: 1961-1996 |
Alternate title (s): | Historical re-education of the deaf education in Brazil: 1961-1996 |
Author: | Duarte, Ana Beatriz da Silva |
First Advisor: | Santos, Sônia Maria dos |
First member of the Committee: | Oliveira, Marília Villela de |
Second member of the Committee: | Isobe, Rogéria Moreira Rezende |
Summary: | Investigar a História da Educação de Surdos no Brasil, no período de 1961 a 1996, com o uso da análise bibliográfica de autores que têm experiência sobre o tema “Educação de surdos” é o objetivo primordial pautado para esta dissertação de mestrado. Como negar uma realidade que é a Educação de surdos e suas necessidades de avaliação em seu conteúdo pedagógico? A Educação bilíngue é a melhor proposta que temos na Educação dos surdos, mas é um trabalho que deveria começar em tenra idade. Infelizmente, ainda não temos essa estrutura de Educação aqui no Brasil, pois ela demanda qualificação profissional e políticas públicas comprometidas na efetivação do trabalho e, no momento, há muitas discussões, propagandas e não uma efetivação. Mudar este cenário é preciso, porém necessita-se da vontade de conscientizar-se a respeito das verdadeiras necessidades do surdo, que devem ser definidas com a total participação deles. Este trabalho, portanto, expõe momentos históricos que foram responsáveis por culminar com o que é hoje oferecido aos surdos. As propostas educacionais direcionadas para o sujeito surdo têm como objetivo proporcionar o desenvolvimento pleno de suas capacidades, como consta na LDB n° 9394/96, e o reconhecimento da Libras como língua materna do surdo (Lei n° 10.436/02). Contudo, não é isso que se observa na prática. Diferentes práticas pedagógicas (projetadas a partir da filosofia oralista) envolvendo os sujeitos surdos apresentam uma série de limitações e esses, ao final da escolarização básica, não são capazes de ler e escrever satisfatoriamente ou ter um domínio adequado dos conteúdos acadêmicos. É inegável que as políticas públicas, ao longo desse período destacado (1961-1996), evoluíram de maneira a atender com mais qualidade o surdo, porém resta-nos como professores, além de aprender a Libras, a obrigação de buscar formas de agregar de maneira natural ao ambiente da sala de aula práticas pedagógicas direcionadas harmonicamente a ambos os públicos, surdos e ouvintes. |
Abstract: | La investigación de la Historia de la Educación de Sordos en Brasil, de 1961 a 1996, mediante la revisión de la literatura de autores que cuentan con experiencia en el tema "La educación de los sordos" es el objetivo primordial de esta tesis de máster basada. Cómo negar una realidad que es la educación de sordos y de evaluación de las necesidades de la ensenanza en su contenido? Educación bilingüe es la mejor propuesta que tenemos en la educación de los sordos, pero es un trabajo que debe comenzar desde la temprana edad del nino. Lamentablemente, no tenemos esta estructura de la educación en Brasil, em que demanda formación profesional y políticas públicas que compromissadas participen en la ejecución de la obra y, hoy hay muchos debates, publicidad, y no un efecto. Cambiar esta situación es necesário, pero la necesidad es el deseo de que se trata de las necesidades reales de los sordos y tal debe ser disenado con la plena participación de ellos. Este documento presenta, por tanto, momentos históricos que han llevado a culminar en lo que ahora se ofrece a los sordos. Las propuestas educativas dirigidas a la persona sorda se destinan a proporcionar la totalidad de sus capacidades, como se vê em la LDB n ° 9394/96 y el reconocimiento de Libras la lengua materna del sordo (Ley N ° 10436/02), pero esto no se observa en la práctica. Diferentes prácticas de ensenanza (proyectadas la pedagogia por vía oral) en las que participen los sordos mostraron una serie de limitaciones, y estos, el final de la ensenanza primaria, no son capaces de leer y escribir bien o tener un sector adecuado de contenido académico. Es innegable que las políticas públicas durante el período de relieve (1961-1996) evolucionaran para cumplir con la calidad de los sordos, pero nos resta, como profesores, además de aprender a Libras, la obligación de buscar los medios, al entorno natural de la ensenanza en el aula, prácticas orientadas tanto al público sordos cuanto a los oyentes. |
Keywords: | Educação Surdos - Educação - Brasil Língua brasileira de sinais Educação bilíngue - Brasil Surdos Bilíngue Libras LDB Educación Sordo |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | DUARTE, Ana Beatriz da Silva. Releitura histórica da educação de surdos no Brasil: 1961-1996. 2009. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21498 |
Date of defense: | 21-Aug-2009 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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