Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21454
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | O uso das palavras cruzadas como elemento facilitador para ampliação do léxico |
Título (s) alternativo (s): | The use of crossword as a facilitator element for extension of lexicon |
Autor: | Melo, Vilmar Lourenço de |
Primer orientador: | Cristianini, Adriana Cristina |
Primer miembro de la banca: | Santos, Irenilde Pereira dos |
Segundo miembro de la banca: | Dias, Eliana |
Resumen: | O ensino da Língua Portuguesa, bem como sua metodologia de aplicação, se tornou um grande desafio no que se refere às práticas didáticas. Este trabalho pautouse pelo objetivo de apresentar uma proposta de intervenção que promovesse situações facilitadoras para a ampliação vocabular do aluno e a compreensão da existência da variação linguística por intermédio das palavras cruzadas. Não tivemos a pretensão de, com atividades realizadas com palavras cruzadas, resolver as dificuldades lexicais que, rotineiramente, são evidenciadas na formação dos nossos estudantes, mas sim contribuir, de forma profícua, ao apontar ou sugerir caminhos para um melhor aproveitamento de nossas práticas. Baseamo-nos, entre outros, em conceitos difundidos por Antunes (2012), que defende a desvinculação das atuais posturas adotadas pelos professores em sala de aula, e em ideias de Travaglia (2005), e Bagno (2012), que atentaram para novas metodologias incentivadoras do potencial criativo dos estudantes. Conceitos de sinonímia/parassinonímia estiveram presentes durante todo o desenrolar do estudo e da intervenção, fundamentados principalmente nos estudos de Bechara (1977) e de Barbosa (1981). Concentramo-nos no uso das palavras cruzadas como elemento norteador e contínuo, não só para o maior conhecimento do léxico, como também para melhor percepção das variações linguísticas e suas inúmeras possibilidades de uso nas mais diversas situações comunicativas. Após elaborarmos a proposta de intervenção, que se propôs a explicitar uma possibilidade de alcançar objetivos sem nos prendermos a posturas clássicas e paradigmáticas, ela foi aplicada a alunos das séries finais do Ensino Fundamental da rede pública do Distrito Federal. Com a análise dos resultados, pudemos concluir que, apesar de conseguirmos detectar ganhos relacionados ao conhecimento lexical por parte dos participantes da pesquisa, as palavras cruzadas, isoladamente, contribuem, mas não bastam para resolver um quadro tão amplo e inexplorado como o léxico e não se configuram como única solução para um problema já amplamente diagnosticado e tão presente em nossas salas de aula. |
Abstract: | The teaching of the Portuguese language, as well as its methodology of application, became a great challenge with regard to didactic practices. This work was guided by the objective of presenting an intervention proposal that promoted situations that facilitated the student's vocabulary expansion and the comprehension of the existence of linguistic variation through crossword puzzles. We did not intend to solve the lexical difficulties that are routinely evidenced in the training of our students, but to contribute, in a profitable way, by pointing out or suggesting ways to better use our practices. We are based, among others, on concepts disseminated by Antunes (2012), which advocates the untying of the current positions adopted by teachers in the classroom, and ideas of Travaglia (2005) and Bagno (2012), which methodologies for the creative potential of students. Concepts of synonymy / parassinonymy were present throughout the study and intervention, based mainly on the studies of Bechara (1977) and Barbosa (1981). We focus on the use of crosswords as a guiding and continuous element, not only for greater knowledge of the lexicon, but also for a better perception of linguistic variations and their innumerable possibilities of use in the most diverse communicative situations. After elaborating the intervention proposal, which proposed to explain a possibility of reaching objectives without being attached to classic and paradigmatic positions, it was applied to students of the final series of Elementary School of the public network of the Federal District. With the analysis of the results, we could conclude that although we can detect gains related to lexical knowledge on the part of the research participants, crosswords alone contribute, but they are not enough to solve a picture as broad and unexplored as the lexicon and not are configured as the only solution to a problem that is already widely diagnosed and so present in our classrooms. |
Palabras clave: | Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa. Teaching / learning of Portuguese Language. Estudos do Léxico. Lexical Studies. Variação linguística. Linguistic variation. Sinonímia/parassinonímia. Synonymy / Parasynonomy. Palavras cruzadas. Crosswords. |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional) |
Cita: | Melo, Vilmar Lourenço de. O uso das palavras cruzadas como elemento facilitador para ampliação do léxico - Uberlândia. 2018. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.923. |
Identificador del documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1375 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21454 |
Fecha de defensa: | 23-feb-2018 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
UsoPalavrasCruzadas.pdf | 1.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.