Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21449
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Memórias, história e representações das escolas rurais do município de Uberlândia - MG na Era Vargas (1930-1945).
Título (s) alternativo (s): Memories, history and representations of the rural schools of the county of Uberlândia - MG in the Vargas Era (1930-1945)
Autor: Tannús, Márcia Cristina
Primer orientador: Lima, Sandra Cristina Fagundes de
Primer miembro de la banca: Ferreira, Nilce Vieira Campos
Segundo miembro de la banca: Carvalho, Carlos Henrique de
Resumen: Esta pesquisa se insere no campo da História da Educação e tem como tema as memórias e representações da escola rural construídas no município de Uberlândia durante a Era Vargas (1930-1945). O objetivo desse estudo foi compreender como a educação escolar rural em Uberlândia se apropriou por meio do uso de imagens e símbolos de um projeto nacional mais amplo que pretendia utilizar a instrução para formar “novos cidadãos”. A hipótese de pesquisa foi que as representações constituídas sobre a educação rural na Era Vargas demandaram um esforço considerável das autoridades locais utilizando regras, padrões higiênicos e símbolos para adequar a organização escolar que já existia no município de Uberlândia/MG ao propósito nacional da época. Os procedimentos metodológicos dessa pesquisa incluíram seleção, leitura crítica e análise de fontes depositadas no Arquivo Público Municipal da cidade, tais como: fotografias, leis, relatórios de contabilidade, atas de reuniões escolares, artigos de jornais, livros-ponto, correspondências diversas e discursos oficiais. As categorias escolhidas para análise nesse estudo foram: condições de trabalho, sujeitos envolvidos no processo e símbolos presentes no cotidiano escolar. Os resultados aos quais chegamos permitem afirmar que em relação à organização e funcionamento das escolas rurais se configurou no cotidiano escolar do município a existência de condições precárias para a execução de um trabalho docente limitado e adequado às normas vigentes. No que concerne ao uso de símbolos e imagens, foi possível apreender que foram essenciais à construção das representações patrióticas e harmônicas associadas à escola, desejadas pelos governos do período.
Abstract: This research is part of the History of Education and has as its theme the memories and representations of the rural school built in the municipality of Uberlândia during the Vargas Era (1930-1945). The objective of this study was to understand how the rural school education in Uberlândia appropriated through the use of images and symbols of a broader national project that intended to use the instruction to form "new citizens". The research hypothesis was that the representations made about rural education in the Vargas Era demanded a considerable effort from the local authorities using rules, hygienic standards and symbols to adapt the school organization that already existed in the city of Uberlândia / MG to the national purpose of the time. The methodological procedures of this research included selection, critical reading and analysis of sources deposited in the Municipal Public Archive of the city, such as: photographs, laws, accounting reports, school meetings minutes, newspaper articles, point books, miscellaneous correspondences and official speeches . The categories chosen for analysis in this study were: working conditions, subjects involved in the process and symbols present in the daily school life. The results to which we arrived allow us to affirm that in relation to the organization and functioning of rural schools the existence of precarious conditions for the execution of limited teaching work adequate to current norms was configured in the school daily life of the municipality. With regard to the use of symbols and images, it was possible to understand that they were essential for the construction of the patriotic and harmonic representations associated with the school, desired by the governments of the period.
Palabras clave: Memórias
Memories
História da escola rural
Rural school history
Era Vargas
Vargas Era
Patriotismo
Patriotism
Símbolos
Symbols
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: TANNÚS, Márcia C. Memórias, história e representações das escolas rurais do município de Uberlândia-MG na Era Vargas (1930-1945). 2017, 135 f. Dissertação. (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia. 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.500
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.500
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21449
Fecha de defensa: 28-ago-2017
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MEMÓRIAS, HISTÓRIA E REPRESENTAÇÕES DAS ESCOLAS RURAIS.pdf2.01 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons