Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21429
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Para uma ideia de parataxis como teor-de-verdade: Adorno e Hölderlin
Título(s) alternativo(s): Towards a parataxis' idea as truthcontent: Adorno and Hölderlin
Autor(es): Dias, João Paulo Andrade
Primeiro orientador: Silva, Rafael Cordeiro
Primeiro membro da banca: Silveira, Sara Juliana Pozzer
Segundo membro da banca: Barbosa, Ricardo José Corrêa
Resumo: O Posfácio à Teoria estética narra os percalços deste importante, póstumo e inacabado escrito de Theodor Adorno. Por meio de cartas e relatos, os editores revelam um autor profundamente ocupado com a reelaboração formal de sua escrita, processo que, ao que parece, colocava-se como uma exigência irrevogável, imposta pelo seu próprio pensamento. Tal reelaboração se justificava por meio de uma imposição do próprio conteúdo da ideiaν ela reeditava o chamado “problema do estilo” no pensamento de Adornoέ Conquanto a obra tenha permanecido inacabada, notas marginais, cartas e declarações oferecem-nos orientação para investigarmos o problema que ora lhe recaía: tratava-se da elaboração de uma organização paratática na forma mediante um princípio de construção privilegiado no procedimento de escrita poética do Hölderlin tardio. O princípio paratático assinalava a possibilidade de reconstrução da totalidade mediante a organização lado a lado de complexos parciais, todos dispostos em mesmo nível. Disso resultaria um modo equilibrado de exposição da ideia, que garantiria um tipo de singularidade e expressividade que a obra de Adorno jamais teria atingido. Os relatos deixados abrem-nos um amplo horizonte de estudo, qual seja, análises que vão desde a reelaboração da ideia de totalidade até a apropriação que Adorno faz de Hölderlin. Ajustamos a envergadura do problema ao tempo de pesquisa, decidindo-nos por uma investigação do discurso e ensaio Parataxis: a lírica tardia de Hölderlin, texto em que podemos acompanhar a formulação da ideia homônima. Nossa tarefa tornou-se resgatar essa ideia. Para tanto, percorremos os conceitos que compõem o texto de Adornoμ “poetificado”, teor-de-coisa, lei imanente da formação, teor-de-verdade. Tratamos do debate estabelecido com a interpretação de Heidegger, bem como da crítica às ciências filológicas; com a ajuda de comentadores, analisamos poemas e outros textos de Hölderlin; enfim, seguimos cada um dos passos do procedimento interpretativo de Adorno, buscando separar os momentos em que cada uma das três camadas para a interpretação da obra de arte são acionadas. Nosso resgate da ideia de parataxis concluiu que sua formulação perpassa e reflete as camadas interpretativas inferiores (teor-de-coisa e lei imanente da formação), mas também as ultrapassa: em sua interpretação de Hölderlin, Adorno extrai o teor-deverdade próprio à parataxis.
Abstract: Aesthetic Theory’s Afterword tells the footpaths of Theodor Adorno’s important, posthumous and unfinished work. Through letters and reports, his editors reveal an author profoundly occupied with a formal overwork of its writing. As it seems, this process presents itself as an irrevocable exigency, imposed by his own thoughtέ Such a redraw finds explanation on the demand by idea’s content itself; it rekindles the so-called search for style on Adorno’s thoughtέ Although the work remained unfinished, border notes, letters and testimonies offer an orientation to pervade this issue: it tells about the preparation of a paratactic formal organization under a writing construction principle well favored by Hölderlin’s on his late poetic writingέ Paratactic principle would flag the possibility of totality’s reconstruction through partials complexes’ side-by-side organization, in a way that all of them should be disposed on the same level. It results on such a well-balanced idea’s exhibition mode, which should guarantee a sort of singularity and expressivity that Adorno’s works have never achieved. The reports left behind open up a very wide range of study, namely, analyses covering since totality’s idea overwork until Adorno’s appropriation of Hölderlinέ We adjusted this wide spread with our research time, deciding for an investigation on “Parataxisμ On Hölderlin’s late poetry”, Adorno’s discourse and essayέ On this text, we can follow parataxis’ idea formulation, whose rescue became our taskέ Notably, our purpose demands an investigation on some of Adono’s central conceptsμ “poeticize” (das Gedichtete), thingcontent (Sachgehalt), immanent law of formation (immanentes Gesetz des Gebildes), truthcontent (Wahrheitsgehalt). We dealt with Adorno’s debate against Heidegger, just as with his critique on philologyν with commentators’ support, we attentively analyzed Hölderlin’s poems and textsν finally, we followed all the steps of Adorno’s critical procedure, trying to detach all of the three layers of his work of art interpretation. Our parataxis’ idea rescue concludes that its formulation reflects and walks in through its inferior layers (thingcontent and immanent law of formation), but also surpasses them: in his Hölderlin analysis, Adorno draws out parataxis’ proper truthcontent
Palavras-chave: Adorno
Hölderlin
Parataxis
Constelação
Constellation
Teor-de-verdade
Truthcontent
Filosofia
Adorno, Theodor W., 1903-1969
Hölderlin, Friedrich, 1770-1843
Filologia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::HISTORIA DA FILOSOFIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Referência: DIAS, João Paulo Andrade. Para uma ideia de parataxis como teor-de-verdade: Adorno e Hölderlin. 2018. 126 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlâdia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1314
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1314
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21429
Data de defesa: 23-Mar-2018
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