Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21415
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Teixeira, Jovania Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-22T16:34:48Z | - |
dc.date.available | 2018-05-22T16:34:48Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-30 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Jovania Gonçalves. Imagens e sexualidade : lendo blogs e páginas de facebook de professores/as de Ciências e Biologia. 2017. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21415 | - |
dc.description.abstract | The present study was the result of a work developed within the Program of PostGraduation in Education of the Federal University of Uberlândia - UFU, in the Line of Research Education in Sciences and Mathematics. I proposed as guides to guide this study the following questions: What images, arranged in blogs written by teachers of Biology, who also look at me want me to see? How do these images work in the production of sexualities, bodies and genres? What do they carry? For that, I defined as a general objective to analyze images published in publications related to sexuality, body and gender in blogs of teachers of Science and Biology and its repercussion on facebook pages related to them and the specific objectives relate to the investigation of the constituent elements Of images published in publications related to sexuality, body and gender by blogs and the scrutinizing of the ways in which the selected images operate in the production of models of sexualities, bodies and genres. The research has taken the electronic media - blogs and facebook pages of science and biology teachers - as a field of concern, observing the constitution and operability about how sexuality is presented, observing its statements and the images associated with them. In order to base the research, methodologies were used that dialogue with the images, DidiHuberman, Jacques Rancière, Gilles Deleuze and Foucaultian discourses. From the survey on the blogs and facebook pages, we analyzed the scientific discourse in dialogue with the mediatic discourse, the discourse of imagery production within the discourse of sexuality, the discourse of normality and (a) normality and discourse of resonance sex -gender-sexuality. The study allowed us to look at the contemporary strategies used to implement the device of sexuality in media spaces such as blogs and facebook pages, in the ways in which men and women are, as well as the disruptive force of the image in producing subjectivities. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação-Blogs | pt_BR |
dc.subject | Professores de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Redes Sociais on-line | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Image | pt_BR |
dc.subject | Body | pt_BR |
dc.subject | Sexuality | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.title | Imagens e sexualidade: lendo blogs e páginas de facebook de professores/as de Ciências e Biologia | pt_BR |
dc.title.alternative | Images and sexuality: reading blogs and facebook pages of teachers of Sciences and Biology | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3140638814052182 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cunha, Ana Maria de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8454453778087200 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cunha, Marlecio Maknamara de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2947750321164221 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Soares, Juliana Bom-Tempo | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2239538709638520 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6317594357293905 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo foi resultado de um trabalho desenvolvido no interior do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, na Linha de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática. Propus como guias para orientar este estudo as seguintes questões: O que as imagens, dispostas em blogs de autoria de professores/as de Biologia, que também me olham querem que eu veja? Como essas imagens operam na produção de sexualidades, de corpos e de gêneros? O que elas carregam? Para tanto, defini como objetivo geral analisar imagens veiculadas em publicações relacionadas à sexualidade, corpo e gênero em blogs de professores/as de Ciências e Biologia e sua repercussão em páginas do facebook a eles relacionados e os objetivos específicos dizem respeito à investigação dos elementos constituintes das imagens divulgadas em publicações relacionadas à sexualidade, corpo e gênero pelos blogs e o esquadrinhamento dos modos como as imagens selecionadas operam na produção de modelos de sexualidades, corpos e gêneros. A investigação tomou as mídias eletrônicas - blogs e páginas do facebook de professores/as de Ciências e Biologia - como campo de inquietação, observando a constituição e operacionalidade acerca do modo como a sexualidade é apresentada, observando seus enunciadas e as imagens associadas à eles. Para fundamentar a investigação, foram utilizadas metodologias que dialogam com as imagens, Didi-Huberman, Jacques Rancière, Gilles Deleuze e discursos foucaultianos. A partir do levantamento nos blogs e páginas do facebook, analisou-se o discurso científico em diálogo com o discurso midiático, o discurso da produção imagética dentro do discurso de sexualidade, o discurso de normalidade e (a) normalidade e o discurso da ressonância sexo-gênero-sexualidade. O estudo permitiu lançar olhares às estratégias contemporâneas utilizadas para efetivar o dispositivo da sexualidade em espaços midiáticos como blogs e páginas do facebook, nas formas em ser/estar homens e mulheres, bem como à força disruptiva da imagem em produzir subjetividades. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 114 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.32 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | publicado no crossref antes da rotina xml | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ImagensSexualidadeLendo.pdf | Dissertação | 4.34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.