Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21415
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Imagens e sexualidade: lendo blogs e páginas de facebook de professores/as de Ciências e Biologia
Título (s) alternativo (s): Images and sexuality: reading blogs and facebook pages of teachers of Sciences and Biology
Autor: Teixeira, Jovania Gonçalves
Primer orientador: Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
Primer miembro de la banca: Cunha, Ana Maria de Oliveira
Segundo miembro de la banca: Cunha, Marlecio Maknamara de Oliveira
Tercer miembro de la banca: Soares, Juliana Bom-Tempo
Resumen: O presente estudo foi resultado de um trabalho desenvolvido no interior do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, na Linha de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática. Propus como guias para orientar este estudo as seguintes questões: O que as imagens, dispostas em blogs de autoria de professores/as de Biologia, que também me olham querem que eu veja? Como essas imagens operam na produção de sexualidades, de corpos e de gêneros? O que elas carregam? Para tanto, defini como objetivo geral analisar imagens veiculadas em publicações relacionadas à sexualidade, corpo e gênero em blogs de professores/as de Ciências e Biologia e sua repercussão em páginas do facebook a eles relacionados e os objetivos específicos dizem respeito à investigação dos elementos constituintes das imagens divulgadas em publicações relacionadas à sexualidade, corpo e gênero pelos blogs e o esquadrinhamento dos modos como as imagens selecionadas operam na produção de modelos de sexualidades, corpos e gêneros. A investigação tomou as mídias eletrônicas - blogs e páginas do facebook de professores/as de Ciências e Biologia - como campo de inquietação, observando a constituição e operacionalidade acerca do modo como a sexualidade é apresentada, observando seus enunciadas e as imagens associadas à eles. Para fundamentar a investigação, foram utilizadas metodologias que dialogam com as imagens, Didi-Huberman, Jacques Rancière, Gilles Deleuze e discursos foucaultianos. A partir do levantamento nos blogs e páginas do facebook, analisou-se o discurso científico em diálogo com o discurso midiático, o discurso da produção imagética dentro do discurso de sexualidade, o discurso de normalidade e (a) normalidade e o discurso da ressonância sexo-gênero-sexualidade. O estudo permitiu lançar olhares às estratégias contemporâneas utilizadas para efetivar o dispositivo da sexualidade em espaços midiáticos como blogs e páginas do facebook, nas formas em ser/estar homens e mulheres, bem como à força disruptiva da imagem em produzir subjetividades.
Abstract: The present study was the result of a work developed within the Program of PostGraduation in Education of the Federal University of Uberlândia - UFU, in the Line of Research Education in Sciences and Mathematics. I proposed as guides to guide this study the following questions: What images, arranged in blogs written by teachers of Biology, who also look at me want me to see? How do these images work in the production of sexualities, bodies and genres? What do they carry? For that, I defined as a general objective to analyze images published in publications related to sexuality, body and gender in blogs of teachers of Science and Biology and its repercussion on facebook pages related to them and the specific objectives relate to the investigation of the constituent elements Of images published in publications related to sexuality, body and gender by blogs and the scrutinizing of the ways in which the selected images operate in the production of models of sexualities, bodies and genres. The research has taken the electronic media - blogs and facebook pages of science and biology teachers - as a field of concern, observing the constitution and operability about how sexuality is presented, observing its statements and the images associated with them. In order to base the research, methodologies were used that dialogue with the images, DidiHuberman, Jacques Rancière, Gilles Deleuze and Foucaultian discourses. From the survey on the blogs and facebook pages, we analyzed the scientific discourse in dialogue with the mediatic discourse, the discourse of imagery production within the discourse of sexuality, the discourse of normality and (a) normality and discourse of resonance sex -gender-sexuality. The study allowed us to look at the contemporary strategies used to implement the device of sexuality in media spaces such as blogs and facebook pages, in the ways in which men and women are, as well as the disruptive force of the image in producing subjectivities.
Palabras clave: Educação
Educação-Blogs
Professores de Ciências
Redes Sociais on-line
Imagem
Corpo
Sexualidade
Educação
Image
Body
Sexuality
Education
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: TEIXEIRA, Jovania Gonçalves. Imagens e sexualidade : lendo blogs e páginas de facebook de professores/as de Ciências e Biologia. 2017. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.32
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21415
Fecha de defensa: 30-jun-2017
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ImagensSexualidadeLendo.pdfDissertação4.34 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.