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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Educação de jovens e adultos: um estudo acerca dos princípios políticos e pedagógicos que conduziram a proposta educacional do Movimento Brasileiro de Educação – MOBRAL (1967-1985)
Título(s) alternativo(s): Education of young people and adults: a study about the political and pedagogical principles that led to the educational proposal of the Brazilian Movement of Education - MOBRAL (1967-1985)
Autor(es): Prado, Mariana Lemos do
Primeiro orientador: Quillici Neto, Armindo
Primeiro coorientador: Souza, Sauloéber Tarsio de
Primeiro membro da banca: Spigolon, Nima Imaculada
Segundo membro da banca: Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza
Resumo: O Movimento Brasileiro de Educação – MOBRAL criado durante o Regime Militar (1964-1985), pela Lei n°5.379 de 15/12/1967, se constituiu em um dos mais extensos e complexos programas de educação de adultos já desenvolvidos no país. Para realização deste trabalho foi elaborada uma análise dos princípios políticos, pedagógicos, metodologias e ideais que conduziram os principais programas do MOBRAL, com ênfase na Alfabetização Funcional. Com o objetivo de evidenciar as representações ideológicas presentes no MOBRAL foi realizada a pesquisa bibliográfica e documental de fontes como: a documentação e legislação educacional do período (1967-1985); Estatutos e Documento Básico da Fundação; pesquisas acadêmicas; as publicações do MEC e os materiais didáticos do MOBRAL. A estrutura administrativa e toda sofisticação de seus sistemas de supervisão, informação e logística evidenciam a centralização, hierarquização e rigidez no controle dos processos. Atribui-se à orientação tecnocrática do movimento à influência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em especial ao trabalho de Arlindo Lopes Corrêa que se destaca como idealizador, gestor e representante do MOBRAL, um intelectual que buscou mediar a unidade política e ideológica da instituição e legitimar seu trabalho perante a opinião pública. As campanhas, os materiais pedagógicos, os princípios e objetivos dos programas, difundiam ideais como progresso, patriotismo e participação comunitária, conciliando a propaganda em prol do governo com a exaltação ao MOBRAL e seus feitos. Porém, além de não obter os resultados previstos, o MOBRAL contribuiu para reforçar o preconceito contra o analfabeto, responsabilizando-o pelo atraso educacional do país e valorizando seus aspectos considerados negativos. Pela avaliação crítica da proposta educacional do MOBRAL, tendo em vista o contexto político, econômico e social de sua época, evidencia-se a contradição de um regime autoritário e excludente que proclamava a universalização e a democratização do ensino. Palavras-chave: MOBRAL. Educação de adultos. Alfabetização Funcional. Ditadura. Princípios políticos e pedagógicos.
Abstract: The Brazilian Literacy Movement (MOBRAL) created during the military regime (1964-1985) by the brazilian law n° 5.379 of 15/12/1967, was one of the most extensive and complex adult education program developed in the country. For this study, an elaborated analysis were made of the political and pedagogical principles, methodologies and ideals that led the main programs of MOBRAL, with emphasis on functional literacy. With the aim of highlighting the ideological representations of MOBRAL, a bibliographical and documentary research washeld based upon documentation and educational legislation of the period (1967-1985); statutes and basic institutional documents; academic researches; publications of the Ministry of Education and the teaching materials for support of MOBRAL. The administrative structure and the sophistication of their information, logistics and supervisory systems demonstrate the centralisation, hierarchisation and rigidity control of the processes. The technocratic orientation of the Movement is assigned to the influence of the Institute for Applied Economic Research (Ipea), in particular for the work of Arlindo Lopes Corrêa,that stands as founder, manager and representative of the MOBRAL. Côrrea was na intellectual Who sought to mediate the political and ideological unity of the Movement and legitimize his work for the people. The campaigns, teaching materials, principles and objectives of the programs spread the ideas of progress, patriotism and community participation, combining the propaganda on behalf of government with the elation of MOBRAL and his deeds. In addition to not getting the expected results, the MOBRAL contributed to reinforce the prejudice against the illiterate, blaming them for the country's educational delay and valuing their negative aspects. The critical evaluation of the educational proposal of MOBRAL, considering the political, economic and social context of your time, emphasize the contradiction of an authoritarian and excluding regime that proclaimed the universalization and democratization of education. Keywords: MOBRAL. Adult education. Functional literacy. Dictatorship. Political and pedagogical principles.
Palavras-chave: MOBRAL
MOBRAL
Educação de adultos
Adult education
Alfabetização funcional
Functional literacy
Ditadura
Dictatorship
Princípios políticos e pedagógicos
Political and pedagogical principles
Educação
Education
Política e educação
Politics and education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: PRADO, Mariana Lemos do. Educação de jovens e adultos: um estudo acerca dos princípios políticos e pedagógicos que conduziram a proposta educacional do Movimento Brasileiro de Educação – MOBRAL (1967-1985). 2017. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.57
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.57
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21414
Data de defesa: 5-Dez-2017
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