Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21408
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: História da alfabetização : leitura e escrita para surdos (1962-1986)
Título(s) alternativo(s): History of literacy: reading and writing for the deaf (1962-1986)
Autor(es): Duarte, Kleyver Tavares
Primeiro orientador: Santos, Sônia Maria dos
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza
Segundo membro da banca: Silva, Sergio Pereira da
Resumo: Este estudo intitulado História da alfabetização: leitura e escrita para surdos (1962-1986) caracteriza-se por apresentar quatro narrativas de sujeitos que estiveram envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem da alfabetização na AFADA. Duas alfabetizadoras aposentadas e dois ex-alunos surdos prestaram seus relatos para esta pesquisa, cujo objetivo geral consiste investigar a história da alfabetização dos surdos, buscando compreender a leitura e escrita num recorte de tempo que corresponde ao período de 1962 a 1986 em Uberlândia, Minas Gerais. Os objetivos específicos foram identificar e analisar, por meio de documentos, referências bibliográficas e entrevistas, as metodologias empregadas para realizar a alfabetização de surdos na época citada; realizar apontamentos sobre as críticas de autores em relação aos processos de ensino e aprendizagem para surdos ocorridos no período delimitado e, por conseguinte, fazer as ressalvas pertinentes a esses procedimentos; e mostrar as perspectivas apontadas por estudiosos, no que tange ao ensino de alfabetização para surdos. As narrativas que se articulam para abordar a surdez foram produzidas a partir das significações culturais inscritas no campo discursivo de sua época. Com isso, pode-se perceber que os métodos de alfabetização sintéticos e analíticos não conseguem atender às necessidades inerentes ao processo de alfabetização de uma criança surda, uma vez que sua rigidez quanto às fases de desenvolvimento não condiz, muitas vezes, com as especificidades básicas desses sujeitos. Dessa forma, construir parte da história via narrativas de alfabetizadoras, trazidas pela memória, será revelador dos sentidos proporcionados à história da alfabetização de surdos e do lugar que a língua de sinais ocupa nos cursos de formação básica e na sala de alfabetização.
Abstract: Este estudio titulado La historia de la alfabetización: la lectura y la escritura para sordos (1962-1986) se caracteriza por presentar cuatro relatos de personas que estuvieron involucrados con la ensenanza y el aprendizaje de la alfabetización en AFADA, es decir, dos jubilados y dos alfabetización antiguos alumnos sordos siempre que sus informes a esta investigación cuyo objetivo general es investigar la historia de la alfabetización de sordos, tratando de comprender: la lectura y la escritura, un recorte de tiempo igual al período 1962-1986 en Uberlândia. Los objetivos específicos fueron identificar y analizar, a través de documentos, referencias y entrevistas de las metodologías utilizadas para llevar a cabo la alfabetización de sordos en el momento en cuestión, tomar notas sobre la crítica de los autores en relación con los procesos de ensenanza y aprendizaje para los sordos ocurrido en este tiempo limitado y por lo tanto también a las advertencias relativas a estos procedimientos, las perspectivas identificadas por los estudiosos con respecto a la alfabetización de las personas sordas. Las narrativas que articulan a la dirección de la sordera se produce a partir de los significados culturales inscritos en el campo discursivo de su tiempo. A través de esto, se puede ver que los métodos de alfabetización sintética y analítica no pueden cumplir con los requisitos inherentes al proceso de alfabetización de un nino sordo, ya que su rigidez como las fases de su desarrollo es incompatible, a menudo con la específica estos temas básicos. Por lo tanto, para la construcción de parte de la historia através de narraciones de alfabetización, interpuesto por la memoria, se revela a los sentidos que dan a la historia de la alfabetización de las personas sordas y el lugar que ocupa los cursos de formación de lengua de signos en la alfabetización básica y la sala de estar.
Palavras-chave: Educação
Surdos - Educação
Professores alfabetizadores
Língua brasileira de sinais
Alfabetização dos surdos
Alfabetizadoras
Narrativas
História
Língua de sinais
Alfabetización de sordos
Alfabetización
Lenguaje de senas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: DUARTE, Kleyver Tavares. História da alfabetização : leitura e escrita para surdos (1962-1986). 2017. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.493
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.493
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21408
Data de defesa: 24-Ago-2017
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HistoriaAlfabetizacaoLeitura.pdfDissertação14.13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.