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Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Ney Lobo: trajetória intelectual e filosofia espírita da educação (1963-1989)
Título (s) alternativo (s): Ney Lobo: intellectual trajectory and spiritist philosophy of education (1963-1989)
Autor: Cardoso, Rogério Ribeiro
Primer orientador: Souza, Sauloéber Tarsio de
Primer miembro de la banca: Colombo, Dora Alice
Segundo miembro de la banca: Castanho, Sérgio Eduardo Montes
Tercer miembro de la banca: Carvalho, Carlos Henrique
Cuarto miembro de la banca: Araújo, José Carlos Souza
Resumen: Este trabalho, realizado dentro da linha de pesquisa em História e Historiografia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, objetiva a historicização da trajetória intelectual e do pensamento pedagógico do militar, filósofo e professor curitibano Ney Correia de Souza Lobo (1919-2012), por meio da análise de seus itinerários, do contexto histórico em que estes se deram e de parte de sua obra. Sua experiência mais marcante no magistério se deu no extinto Colégio Lins de Vasconcellos, como professor entre 1963 e 1967 e como diretor daí até 1974. O período coincide com uma época de intensos debates sobre a educação nacional, como também da ascenção e do recrudescimento do Regime Civil-militar brasileiro. Como diretor, Ney Lobo modificou as práticas escolares, deu ênfase na atividade dos alunos e na cooperação discente, instituiu uma direção colegiada e uma assembleia de alunos, e construiu a Cidade Mirim. Tal colégio era privado e mantido pela Federação Espírita do Paraná. Após esta experiência e a partir dela, Ney Lobo sistematizou uma filosofia espírita da educação, e engajou-se até o fim da vida na sua divulgação. Sua obra básica sobre o assunto, Filosofia Espírita da Educação, teve a primeira edição publicada em 1989 e possui fundamentos e princípios inspirados no civismo militar, no espiritismo e no escolanovismo. Portanto, para a análise de sua trajetória, bem como de sua filosofia, partiu-se de um enfoque na história cultural (BURKE, 2008; PESEZ, 1990), e utilizou-se como categorias de análise: a cultura material escolar (MENESES, 1998; JULIA, 2001; ABREU, 2005; SOUZA, 2007); habitus, campo e práticas (BOURDIEU, 1983; 2004); intelectual, geração e sociabilidade (SIRINELLI, 2003); e representação e apropriação (CHARTIER, 1991). As fontes analisadas incluíram entrevistas e documentos materiais como correspondências, jornais, revistas, livros, fotografias e vídeos.
Abstract: This work was developed at the Educational History and Historiography research field of the Post-Graduation Program in Education of the Federal University of Uberlândia. The author aimed to historicize the intellectual trajectory and pedagogical thinking of a military, philosopher and teacher from Curitiba-PR, Brazil, Ney Correia de Souza Lobo (1919-2012), by the analysis of his itinerary, the context in which it occurred and part of his work. His most outstanding teaching experience happened at the extinct Colégio Lins de Vasconcellos, where he worked as teacher between 1963 and 1967 and as its principal from then until 1974. This period coincides with a time of high debate about national education, even as the rise and escalation of brazilian Civil-Military Dictatorship. As school principal, Ney Lobo had modified school practices, emphasized student activity and cooperation, instituted a collegiate direction and a student assembly, and built the Cidade Mirim (a miniatured city). This school was supported by the Spiritist Federation of Paraná. After this experience and based on it, Ney Lobo systematized a spiritist philosophy of education, and engaged until the end of his life in its dissemination. His basic book about this subject, Spiritist Philosophy of Education, was firstly published in 1989, which principles was inspired on military civism, spiritism and progressive education. Therefore, in order to analyse his intellectual trajectory and philosophy, the author has based on cultural history (BURKE, 2008, PESEZ, 1990), using as categories of analysis: school material culture (MENESES, 1998, JULIA, 2001, ABREU, 2005, SOUZA, 2007); habitus, field and practices (BOURDIEU, 1983; 2004); intellectual, generation and sociability (SIRINELLI, 2003); representation and appropriation (CHARTIER, 1991). The analyzed sources included interviews and documents, such as correspondences, newspapers, magazines, books, photographs and videos.
Palabras clave: Ney Correia de Souza Lobo
Instituto/Colégio Lins de Vasconcellos
Trajetória intelectual
Historia e historiografia da educação
Filosofia espírita da educação
Educação
Lobo, Ney, 1919-2012
Educação - história
Colégio Lins de Vasconcellos (PR)
Intellectual trajectory
History and historiography of education
Spiritist philosophy of education
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: CARDOSO, Rogério Ribeiro. Ney Lobo : trajetória intelectual e filosofia espírita da educação(1963-1989). 2017. 394 f.Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2017.111
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2017.111
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21389
Fecha de defensa: 2-may-2017
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