Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21373
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Uma sequência de ensino sobre as leis de Newton: ampliando discussões para além da sala de aula
Título (s) alternativo (s): A teaching sequence on Newton's laws: broadening discussions beyond the classroom
Autor: Martins, Flávio Antônio
Primer orientador: Santos, Silvia Martins dos
Primer miembro de la banca: Sales, Nilva Lúcia Lombardi
Segundo miembro de la banca: Takahashi, Eduardo Kojy
Resumen: O objetivo deste trabalho foi de elaborar e implementar uma Sequência Didática no ensino de física em nível médio, no intuito de possibilitar o engajamento dos estudantes nas atividades propostas pelo professor em sala de aula. Usando recursos didáticos que valorizem o diálogo e a participação dos estudantes, que foram mediados através de metodologias tais como: o Instrução pelos Colegas (IpC) e o Ensino sob Medida (EsM). Com a elaboração da Sequência Didática a partir dessas metodologias, acreditamos poder contribuir para ampliar a participação dos estudantes nas aulas de Física e também melhorar a comunicação entre professor-estudante e estudante- estudante fora da sala de aula, proporcionado discussões relevantes para gerar um ambiente motivador para se ensinar e aprender a Física. E para essa função foi feito um levantamento sobre as mídias mais usadas pelos estudantes e optou-se pelo o WhatsApp, no qual foi criado um grupo intitulado por “Física do Tio Flávio”. Nesse grupo o “espaço” da sala de aula foi estendido, onde os estudantes devidamente inscritos realizavam discussões e atividades prévias que possibilitaram o professor a estruturar suas aulas para atender às dificuldades desses estudantes. Com a aplicação da sequência, o engajamento dos alunos nas atividades e, principalmente, nas discussões, de forma gradativa, indicando que as discussões realizadas em sala de aula estimularam a participação nas discussões fora da sala de aula, no grupo do WhatsApp.
Abstract: The objective of this work was to elaborate and implement a Didactic Sequence in the teaching of physics in the High School, in order to enable the engagement of the students in the activities proposed by the teacher in the classroom. Using as teaching resources that value the dialogue and the participation of the students, which were mediated through methodologies such as: Peer Instruction (PI) and Just-in-Time Teaching (JiTT). With the elaboration of the Didactic Sequence from these methodologies, we believe we can contribute to broaden students' participation in Physics classes and also improve the communication between teacher-student and student-student outside the classroom, providing relevant discussions to generate an environment Motivator to teach and learn physics. And for this function was made a survey about the media most used by students and chose the WhatsApp, in which a group was created entitled "Physics of Uncle Flávio". In this group, the "space" of the classroom was extended, where the duly enrolled students held discussions and previous activities that enabled the teacher to structure their classes to meet the difficulties of these students. With the application of the sequence, students engage in activities and, mainly, in the discussions, in a gradual way, indicating that the discussions held in the classroom stimulated the participation in the discussions outside the classroom, in the WhatsApp group.
Palabras clave: Ciência - Estudo e ensino
Física (Ensino médio)
Prática de ensino
Física - Formação de professores
Ensino de Física
Sequência Didática
Instrução pelos Colegas
Ensino sob Medida
WhatsApp
Physics Teaching
Sequence of Teaching
Peer Instruction
Just-in-Time Teaching
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Cita: MARTINS, Flávio Antônio. Uma sequência de ensino sobre as leis de Newton: ampliando discussões para além da sala de aula. 2017. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.313
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.313
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21373
Fecha de defensa: 31-mar-2017
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
SequenciaEnsinoLeis.pdfDissertação9.75 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.