Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21373
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorMartins, Flávio Antônio-
dc.date.accessioned2018-05-17T19:10:25Z-
dc.date.available2018-05-17T19:10:25Z-
dc.date.issued2017-03-31-
dc.identifier.citationMARTINS, Flávio Antônio. Uma sequência de ensino sobre as leis de Newton: ampliando discussões para além da sala de aula. 2017. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.313pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21373-
dc.description.abstractThe objective of this work was to elaborate and implement a Didactic Sequence in the teaching of physics in the High School, in order to enable the engagement of the students in the activities proposed by the teacher in the classroom. Using as teaching resources that value the dialogue and the participation of the students, which were mediated through methodologies such as: Peer Instruction (PI) and Just-in-Time Teaching (JiTT). With the elaboration of the Didactic Sequence from these methodologies, we believe we can contribute to broaden students' participation in Physics classes and also improve the communication between teacher-student and student-student outside the classroom, providing relevant discussions to generate an environment Motivator to teach and learn physics. And for this function was made a survey about the media most used by students and chose the WhatsApp, in which a group was created entitled "Physics of Uncle Flávio". In this group, the "space" of the classroom was extended, where the duly enrolled students held discussions and previous activities that enabled the teacher to structure their classes to meet the difficulties of these students. With the application of the sequence, students engage in activities and, mainly, in the discussions, in a gradual way, indicating that the discussions held in the classroom stimulated the participation in the discussions outside the classroom, in the WhatsApp group.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectFísica - Formação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectInstrução pelos Colegaspt_BR
dc.subjectEnsino sob Medidapt_BR
dc.subjectWhatsApppt_BR
dc.subjectPhysics Teachingpt_BR
dc.subjectSequence of Teachingpt_BR
dc.subjectPeer Instructionpt_BR
dc.subjectJust-in-Time Teachingpt_BR
dc.titleUma sequência de ensino sobre as leis de Newton: ampliando discussões para além da sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeA teaching sequence on Newton's laws: broadening discussions beyond the classroompt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Silvia Martins dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799701E7pt_BR
dc.contributor.referee1Sales, Nilva Lúcia Lombardi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795231J2pt_BR
dc.contributor.referee2Takahashi, Eduardo Kojy-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787968U8pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4483562E9pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi de elaborar e implementar uma Sequência Didática no ensino de física em nível médio, no intuito de possibilitar o engajamento dos estudantes nas atividades propostas pelo professor em sala de aula. Usando recursos didáticos que valorizem o diálogo e a participação dos estudantes, que foram mediados através de metodologias tais como: o Instrução pelos Colegas (IpC) e o Ensino sob Medida (EsM). Com a elaboração da Sequência Didática a partir dessas metodologias, acreditamos poder contribuir para ampliar a participação dos estudantes nas aulas de Física e também melhorar a comunicação entre professor-estudante e estudante- estudante fora da sala de aula, proporcionado discussões relevantes para gerar um ambiente motivador para se ensinar e aprender a Física. E para essa função foi feito um levantamento sobre as mídias mais usadas pelos estudantes e optou-se pelo o WhatsApp, no qual foi criado um grupo intitulado por “Física do Tio Flávio”. Nesse grupo o “espaço” da sala de aula foi estendido, onde os estudantes devidamente inscritos realizavam discussões e atividades prévias que possibilitaram o professor a estruturar suas aulas para atender às dificuldades desses estudantes. Com a aplicação da sequência, o engajamento dos alunos nas atividades e, principalmente, nas discussões, de forma gradativa, indicando que as discussões realizadas em sala de aula estimularam a participação nas discussões fora da sala de aula, no grupo do WhatsApp.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration143pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.313pt_BR
dc.orcid.putcode81767602-
dc.crossref.doibatchidd27cfffb-a7eb-43e8-845c-9cb5fa78d387-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
SequenciaEnsinoLeis.pdfDissertação9.75 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.