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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21332| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | A representação feminina nos contos de Ermos e Gerais de Bernardo Élis |
| Título (s) alternativo (s): | The female representation in the short stories of Ermos and Gerais de Bernardo Elis |
| Autor: | Matos, Josiane Silvéria Calaça |
| Primer orientador: | Ribeiro, Elzimar Fernanda Nunes |
| Primer miembro de la banca: | Regino, Sueli Maria |
| Segundo miembro de la banca: | Araújo, Joana Luiza Muylaert de |
| Resumen: | A proposta deste trabalho é analisar a representação da figura feminina nos contos de Ermos e Gerais, do escritor goiano Bernardo Élis, a fim de demonstrar a histórica visão preconceituosa sobre a figura feminina. A mulher, durante muito tempo, foi vista como um ser inferior, criado a partir do homem e para servi-lo, sendo capaz de se tornar um ser maligno. À mulher eram atribuídas características de bruxa, feiticeira e monstro. Nos contos a serem analisados a figura feminina está, direta ou indiretamente ligada ao mal. Para compreender essa ligação da figura feminina com o mal buscou-se identificar as raízes histórico-religiosas que serviram como elemento estruturante e legitimador de tal prática. A abordagem partiu de uma leitura da realidade brasileira atual, do imaginário popular e de alguns recortes históricos relacionados com o papel da mulher na sociedade ao longo dos tempos. Uma vez mapeada a situação da mulher na sociedade e no imaginário popular, demonstrado o importante papel que o cristianismo desempenhou para a manutenção de uma visão patriarcal e androcêntrica, o que resultou na marginalização e invisibilidade da mulher no contexto social partiu-se para a análise dos contos de Ermos e Gerais. |
| Abstract: | A proposta deste trabalho é analisar a representação da figura feminina nos contos de Ermos e Gerais, do escritor goiano Bernardo Élis, a fim de demonstrar a histórica visão preconceituosa sobre a figura feminina. A mulher, durante muito tempo, foi vista como um ser inferior, criado a partir do homem e para servi-lo, sendo capaz de se tornar um ser maligno. À mulher eram atribuídas características de bruxa, feiticeira e monstro. Nos contos a serem analisados a figura feminina está, direta ou indiretamente ligada ao mal. Para compreender essa ligação da figura feminina com o mal buscou-se identificar as raízes histórico-religiosas que serviram como elemento estruturante e legitimador de tal prática. A abordagem partiu de uma leitura da realidade brasileira atual, do imaginário popular e de alguns recortes históricos relacionados com o papel da mulher na sociedade ao longo dos tempos. Uma vez mapeada a situação da mulher na sociedade e no imaginário popular, demonstrado o importante papel que o cristianismo desempenhou para a manutenção de uma visão patriarcal e androcêntrica, o que resultou na marginalização e invisibilidade da mulher no contexto social partiu-se para a análise dos contos de Ermos e Gerais. |
| Palabras clave: | Literatura Mulheres na literatura Patriarcado Elis, Bernardo, 1915 Ermos e Gerais - Crítica e interpretação Figura Feminina Marginalização Imaginário Popular Cristianismo Feminine Figure Marginalization Popular Imaginary Christianity |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Literários |
| Cita: | MATOS, Josiane Sdvéria Calaça. A representação feminina nos contos de Ermos e Gerais de Bernardo Éli. 2017. 222 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.502 |
| Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.502 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21332 |
| Fecha de defensa: | 29-ago-2017 |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Estudos Literários |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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