Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21326
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Caio, O Matemago: uma abordagem para uso dos videogames como ferramenta de suporte no ensino-aprendizagem de matemática
Título(s) alternativo(s): Caio, The Matemagician: using video games as a support tool in teaching and learning mathematics
Autor(es): Melo, Lucas de Aquino
Primeiro orientador: Araújo, Marcelo Marques
Primeiro membro da banca: Venancio, Rafael Duarte Oliveira
Segundo membro da banca: Siqueira, Alexandra Bujokas de
Resumo: Os videogames surgiram em meados do século XX como uma mídia voltada para o entretenimento que utilizava os avanços tecnológicos na área da computação para construir experiências visuais baseadas em mecânicas de jogo. Em menos de 50 anos os videogames passaram de simples brincadeiras infantis para se tornarem símbolos culturais presentes nas mais diversas culturas ao redor do mundo e principais componentes do bilionário mercado da indústria do entretenimento. O produto proposto é o protótipo do jogo digital educativo Caio, O Matemago, com o intuito de utilizar a capacidade de engajamento e deslumbramento gerados pelos videogames para despertar o interesse de educandos para a aprendizagem de operações aritméticas na disciplina de matemática para o ensino fundamental e oferecer aos educadores interfaces para atualização de suas práticas pedagógicas e instrumentos de apoio ao ensino tradicional. O videogame no ambiente educacional cria em torno de si um ecossistema midiático que o qualifica para que seja utilizado como instrumento educomunicativo. Utilizando-se de uma estratégia de branding transmidiático é possível demonstrar as aplicações dos videogames nesse contexto além de estabelecer os vínculos emocionais evocados pelo jogo digital para que ele seja utilizado de forma eficaz na Educação.
Abstract: Video games were invented in the mid-twentieth century as an entertainment-oriented media that used the technological advances in computer Science to create interactive visual experiences based on game mechanics. In less than 50 years, video games ascended from being simple children's toys to becoming cultural symbols that are present in the most diverse cultures around the world and the main products in the multibillion dollar entertainment industry. The application plan proposed in this document presents the prototype of the educational game Caio, The Matemagician. This game intents to use the power of engagement and awe generated by videogames to foster the interest of young students to learn arithmetics and to provide a supporting tool for teachers in their pedagogical practices. When the video game is presente in an educational environment it creates around itself a media ecosystem that qualifies it to be used as an educational tool. By means of a transmedia branding strategy, it is possible to demonstrate the applications of videogames in this context in addition to establishing the emotional ties evoked by the digital game so that it can be used effectively in Education.
Palavras-chave: Videogames
Mecânicas de jogo
Branding
Educomunicação
Transmídia
Matemática
Video games
Game mechanics
Educommunication
Transmedia
Mathematics
Educação
Jogos educativos
Jogos em educação matemática
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Referência: MELO, Lucas de Aquino. Caio, O Matemago: uma abordagem para uso dos videogames como ferramenta de suporte no ensino-aprendizagem de matemática. 2018. 91 f. Relatório (Mestrado profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação.
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.519
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21326
Data de defesa: 27-Mar-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CaioMatemagoAbordagem.pdfRelatório técnico2.44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.