Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21302
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Inventários pictórico-carnavalescos: memória e visualidade das escolas de samba no processo de criação em pintura
Alternate title (s): Pictorial-carnival inventories: memory and visuality of the samba schools in the process of creation in painting
Author: Rodrigues, Sérgio Ricardo
First Advisor: Duarte, Ana Helena da Silva Delfino
First member of the Committee: Ferreira, Luiz Felipe
Second member of the Committee: Dória, Renato Palumbo
Summary: Inventários pictórico-carnavalescos: memória e visualidade das escolas de samba no processo de criação em pintura é uma pesquisa de caráter teórico-prático, a partir da qual busca-se compreender a participação da memória individual relacionada à visualidade dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e de Uberlândia no processo de criação em Pintura. Através da autoetnografia, realiza-se um levantamento memorial que evidencia níveis distintos de interação pessoal com as escolas de samba, que se relacionam às produções artísticas desenvolvidas a partir dessa temática. A pesquisa dedica-se também a aprofundar o entendimento sobre a visualidade das escolas de samba, considerando seu processo histórico de espetacularização, seus artífices, e por meio de uma análise de seus elementos principais: a fantasia e a alegoria carnavalesca. Por fim, a investigação plástica da pesquisa é apresentada, e os estudos decorrentes dos trabalhos artísticos realizados são fundamentados nos dados memoriais e carnavalescos levantados, e também se aprofundam nas linguagens envolvidas na sua confecção, destacando-se a pintura em campo expandido, resultante da presença do objeto e da materialidade como interfaces pictóricas.
Abstract: Pictorial-carnival inventories: memory and visuality of the samba schools in the process of creation in painting is a research of a theoretical-practical nature, from which it is sought to understand the participation of individual memory related to the visuality of the parades of the samba schools of the Rio de Janeiro and Uberlândia in the process of creation in Painting. Through the autoethnography, a memorial survey is carried out that shows different levels of personal interaction with the samba schools, which are related to the artistic productions developed from this theme. The research is also dedicated to deepening the understanding about the visuality of schools of samba, considering its historical process of spectacularization, its artificers, and by means of an analysis of its main elements: the fantasy and the carnival allegory. Finally, the investigation of the research is presented, and the studies derived from the artistic works are based on the memorable and carnivalesque data collected, as well as on the languages involved in its preparation, especially the expanded field painting resulting from presence of the object and materiality as pictorial interfaces.
Keywords: Artes
Pintura
Carnaval
Escola de Samba - Brasil
Inventários
Campo expandido
Objeto
Matéria
Memória
Escolas de samba
Carnaval
Visualidade
Inventories
Memory
Painting
Expanded field
Object
Matter
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Artes
Quote: RODRIGUES, Sérgio Ricardo. Inventários pictórico-carnavalescos: memória e visualidade das escolas de samba no processo de criação em pintura. 2017. 195 f. il. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG. Programa de Pós-Graduação em Artes. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.374
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.374
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21302
Date of defense: 30-May-2017
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InventariosPictorioCarnavalesco.pdfDissertação23.94 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.