Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21302
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigues, Sérgio Ricardo-
dc.date.accessioned2018-05-08T20:04:09Z-
dc.date.available2018-05-08T20:04:09Z-
dc.date.issued2017-05-30-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Sérgio Ricardo. Inventários pictórico-carnavalescos: memória e visualidade das escolas de samba no processo de criação em pintura. 2017. 195 f. il. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG. Programa de Pós-Graduação em Artes. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.374pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21302-
dc.description.abstractPictorial-carnival inventories: memory and visuality of the samba schools in the process of creation in painting is a research of a theoretical-practical nature, from which it is sought to understand the participation of individual memory related to the visuality of the parades of the samba schools of the Rio de Janeiro and Uberlândia in the process of creation in Painting. Through the autoethnography, a memorial survey is carried out that shows different levels of personal interaction with the samba schools, which are related to the artistic productions developed from this theme. The research is also dedicated to deepening the understanding about the visuality of schools of samba, considering its historical process of spectacularization, its artificers, and by means of an analysis of its main elements: the fantasy and the carnival allegory. Finally, the investigation of the research is presented, and the studies derived from the artistic works are based on the memorable and carnivalesque data collected, as well as on the languages involved in its preparation, especially the expanded field painting resulting from presence of the object and materiality as pictorial interfaces.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectCarnavalpt_BR
dc.subjectEscola de Samba - Brasilpt_BR
dc.subjectInventáriospt_BR
dc.subjectCampo expandidopt_BR
dc.subjectObjetopt_BR
dc.subjectMatériapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectEscolas de sambapt_BR
dc.subjectCarnavalpt_BR
dc.subjectVisualidadept_BR
dc.subjectInventoriespt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectPaintingpt_BR
dc.subjectExpanded fieldpt_BR
dc.subjectObjectpt_BR
dc.subjectMatterpt_BR
dc.titleInventários pictórico-carnavalescos: memória e visualidade das escolas de samba no processo de criação em pinturapt_BR
dc.title.alternativePictorial-carnival inventories: memory and visuality of the samba schools in the process of creation in paintingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Duarte, Ana Helena da Silva Delfino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709196J8pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Luiz Felipe-
dc.contributor.referee2Dória, Renato Palumbo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4240861E6pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoInventários pictórico-carnavalescos: memória e visualidade das escolas de samba no processo de criação em pintura é uma pesquisa de caráter teórico-prático, a partir da qual busca-se compreender a participação da memória individual relacionada à visualidade dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e de Uberlândia no processo de criação em Pintura. Através da autoetnografia, realiza-se um levantamento memorial que evidencia níveis distintos de interação pessoal com as escolas de samba, que se relacionam às produções artísticas desenvolvidas a partir dessa temática. A pesquisa dedica-se também a aprofundar o entendimento sobre a visualidade das escolas de samba, considerando seu processo histórico de espetacularização, seus artífices, e por meio de uma análise de seus elementos principais: a fantasia e a alegoria carnavalesca. Por fim, a investigação plástica da pesquisa é apresentada, e os estudos decorrentes dos trabalhos artísticos realizados são fundamentados nos dados memoriais e carnavalescos levantados, e também se aprofundam nas linguagens envolvidas na sua confecção, destacando-se a pintura em campo expandido, resultante da presença do objeto e da materialidade como interfaces pictóricas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.sizeorduration195pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.374pt_BR
dc.orcid.putcode81760016-
dc.crossref.doibatchid0614f9c5-fdfd-49ca-82e6-264faa062f03-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InventariosPictorioCarnavalesco.pdfDissertação23.94 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.