Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21189
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlves, Cláudia-
dc.date.accessioned2018-04-18T19:45:05Z-
dc.date.available2018-04-18T19:45:05Z-
dc.date.issued2018-02-21-
dc.identifier.citationALVES, Cláudia. Atividades lúdicas: uma contribuição para ampliação vocabular na escola. 171f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras)- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21189-
dc.description.abstractDue to our belief that a fun and recreational methodology helps children and adolescents achieve better learning performance, this research aimed to carry out playful activities with the purpose of teaching lexicon and using dictionaries as an educational reference tool. This study took place in a seventh grade class of an elementary school in the city of Uberlândia, Brazil. The need of a practical intervention that effectively increases student’s lexical competence justifies this work, since several researchers believe that vocabulary teaching in schools has been undervalued and inefficient. With the development and application of playful activities, students were expected to broaden their active vocabulary, build up greater autonomy in lexicon learning, and use dictionaries more efficiently, acknowledging its lexicographical purpose and better understanding its structure. Our theoretical references focused on teaching of lexicon and application of playful activities as an enabler for learning, and were based on the fields of Lexicology, Lexicography and Pedagogical Lexicography. The theoretical research was guided by the National Curricular Parameters (NCPs) of the Brazilian government, as well as on the studies of Barbosa (1990), Biderman (2001), Ilari and Cunha (2011), Antunes (2012), Dias (2004), Welker (2011), Krieger (2011), Gomes (2011), Almeida (1994), among other authors. The data collected was described by means of graphs and charts in order to track down information that supported our actions and the development of playful activities. The steps elaborated and followed on this research were based on Thiollent’s (1986) action research methodology. The results show that playful activities not only raise student’s interest for learning, but can also be used as an educational resource for teaching vocabulary. This was evidenced after such activities were carried out, since students used the words studied in different moments of interaction in the classroom.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLéxicopt_BR
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.subjectEducacionpt_BR
dc.subjectLexiconpt_BR
dc.subjectPlayful activitiespt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectVocabuláriopt_BR
dc.subjectDias, Elianapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.subjectPrograma de mestrado profissional em Letras- PROFLETRASpt_BR
dc.subjectTítulopt_BR
dc.titleAtividades lúdicas: uma contribuição para a ampliação vocabular na escolapt_BR
dc.title.alternativePlayful activities: a contribution to vocabulary expansion in schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Eliana-
dc.contributor.referee1Fromm, Guilherme-
dc.contributor.referee2Floripi, Simone-
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoPor acreditarmos que a utilização de uma metodologia divertida e recreativa auxilia a criança e o adolescente a obterem melhor desempenho na aprendizagem, a presente pesquisa teve como objetivo a aplicação de atividades lúdicas, pautadas no ensino do léxico e no uso do dicionário como instrumento de consulta pedagógica, numa turma de sétimo ano do ensino fundamental II da rede municipal de Uberlândia, Minas Gerais. Nosso trabalho justificou-se pela necessidade de uma intervenção prática para uma efetiva ampliação da competência léxica dos estudantes, posto que, de acordo com diversos pesquisadores, pouca atenção tem sido dada ao ensino de vocabulário nas escolas ou este tem se mostrado ineficiente. Dessa forma, ao elaborarmos e aplicarmos as atividades lúdicas, esperávamos que os alunos tivessem seu vocabulário ativo ampliado, desenvolvessem maior autonomia na aprendizagem do léxico e pudessem manusear o dicionário escolar com mais eficiência, reconhecendo sua proposta lexicográfica e compreendendo melhor sua composição. Para alcançarmos nosso propósito, buscamos referências teóricas voltadas para os campos da Lexicologia, da Lexicografia e da Lexicografia Pedagógica, para o ensino do léxico e para o lúdico como recurso facilitador da aprendizagem. Nossa pesquisa teórica pautou-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e nos estudos de Barbosa (1990), Biderman (2001), Ilari e Cunha (2011), Antunes (2012), Dias (2004), Welker (2011), Krieger (2011), Gomes (2011), Almeida (1994), dentre outros autores. Descrevemos também os dados por meio de gráficos e quadros para detecção das informações que embasaram nossas ações e fundamentaram a elaboração das atividades lúdicas. Em relação à metodologia, baseamo-nos no método pesquisa-ação, proposto por Thiollent (1986) para elaborarmos as etapas a serem seguidas. Diante do resultado da pesquisa, concluímos que estratégias lúdicas, além de despertarem o interesse dos educandos pela aprendizagem, podem ser, de fato, um recurso pedagógico para o ensino vocabular. Pudemos comprovar isso, pois percebemos que, depois da aplicação das atividades, as palavras estudadas passaram a ser utilizadas pelos estudantes em diferentes momentos de interação em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration171pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.279pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AtividadesLudicasContribuicao.pdfDissertação ou Tese2.77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.