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Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Políticas de permanência estudantil em cursos de licenciaturas no período de 2007 a 2017: a experiência da Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Alternate title (s): Student permanence policies in graduation courses from 2007 to 2017: the experience of the Federal University of the Triângulo Mineiro
Author: Campos, Liliane Carla
First Advisor: Borges, Maria Célia
First member of the Committee: Silva, Marcelo Soares Pereira da
Second member of the Committee: Oliveira, João Ferreira de
Summary: Neste estudo, centralmente, investigamos e analisamos as políticas de permanência estudantil e ações de prevenção da evasão universitária adotadas pelos cursos de formação de professores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. De forma específica, buscamos situar as políticas e ações de promoção da permanência estudantil e de prevenção da evasão universitária da UFTM, no contexto das recentes políticas educacionais de expansão da educação superior. Ademais, refletimos sobre o fenômeno da evasão universitária nos cursos de licenciatura, no âmbito nacional e especificamente na UFTM e também identificamos e analisamos os fatores determinantes da evasão no âmbito dos cursos de formação de professores da universidade. Desenvolvemos uma investigação de natureza qualitativa, com análises fundamentadas no materialismo histórico dialético, uma vez que tal perspectiva epistemológica permite a compreensão e transformação da realidade por intermédio das análises das contradições históricas e sociais que permeiam a sociedade, numa perspectiva crítica. Como procedimentos metodológicos, adotamos a revisão documental, bibliográfica e aplicação de questionários aos coordenadores dos cursos de formação de professores da UFTM e aos gestores ligados às áreas de planejamento, ensino e assistência estudantil. No arcabouço teórico, foram utilizadas as contribuições de Azevedo (1997), Pereira (2008), Sguissardi (2003, 2004, 2009, 2015), Cordiolli (2011), Shiroma, Moraes e Evangelista (2002), Trópia (2009), Dourado (2002), Saviani (2007), Gentili e Oliveira (2013), Gatti (2010), Gatti e Barreto (2009), Ristoff (2008), Nascimento (2013; 2017), Mancebo (2017), dentre outras. Verificamos que as ações da universidade estão sintonizadas com a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Entretanto, identificamos que os cursos de formação de professores da UFTM não possuem programas e ações específicos de fortalecimento da permanência estudantil e prevenção da evasão universitária. Além disso, identificamos que os principais agentes estimuladores da evasão em tais cursos, na perspectiva dos discentes, são: dificuldade em conciliar trabalho e estudos; dificuldades financeiras; didática docente; dentre outras. Para os coordenadores dos cursos de formação de professores as causas do abandono estudantil, por sua vez, são: dificuldade em conciliar trabalho e estudos; problemas pessoais (saúde, família, relacionamentos amorosos); formação na educação básica deficitária (dificuldades de escrita, leitura e interpretação de textos); desvalorização da profissão docente, preferência por outros cursos de graduação/profissões e infraestrutura da instituição. E, por fim, para os gestores das áreas de planejamento, ensino e assistência estudantil as causas da evasão relacionam-se à didática docente, seguida pelas dificuldades financeiras, desvalorização da profissão docente, dificuldade em conciliar trabalho e estudos, infraestrutura institucional, problemas pessoais, projetos pedagógicos dos cursos, dentre outros. Ressaltamos que, nesse estudo, partimos da realidade concreta, refletimos sobre as atuais políticas educacionais da educação superior, considerando para tanto o atual contexto de mercantilização dos processos educativos. Demonstramos que a permanência estudantil nos cursos de licenciatura da UFTM carece de ações e programas específicos que minimizem a evasão universitária e garantam a real democratização deste nível de ensino.
Abstract: In this study, centrally, we investigate and analyze student permanence policies and university evasion prevention actions adopted by the teacher training courses of the Federal University of the Triângulo Mineiro. Specifically, we seek to situate the policies and actions of promotion of student permanence and of prevention of university evasion at the UFTM, in the context of the recent educational policies of expansion higher education. In addition, we reflect on the phenomenon of university evasion in undergraduate courses, at the national level and specifically at the UFTM, and also identify and analyze the determinants of avoidance in the context of university teacher training courses. We develop an investigation of a qualitative nature, with analyzes based on dialectical historical materialism, since such this epistemological perspective allows the understanding and transformation of reality through the analysis of historical and social contradictions that permeate society, in a critical perspective. As methodological procedures, we adopted a documental and bibliographic review, and questionnaire application to the coordinators of the UFTM teacher training courses and to the managers related to the areas of planning, teaching and student assistance. In the theoretical framework, we use the contributions of Azevedo (1997), Pereira (2008), Sguissardi (2003, 2004, 2009, 2015), Cordiolli (2011), Shiroma, Moraes and Evangelista (2002), Trópia (2009), Dourado (2002), Saviani (2007), Gentili and Oliveira (2013), Gatti (2010), Gatti and Barreto (2009), Ristoff (2008), Nascimento (2013; 2017), Mancebo (2017), among others. We verify that the actions of the university are in tune with the National Policy of Student Assistance (PNAES). However, we have identified that UFTM's teacher training courses do not have specific programs and actions to strengthen student stay and prevent university dropouts. In addition, we identified that the main agents that stimulate evasion in such courses, from the perspective of students, are: difficulty in reconciling work and studies; financial difficulties; teachers didactics; among others. For the coordinators of the teacher training courses, the causes of student abandonment are, in turn: difficulty in reconciling work and studies; personal problems (health, family, love relationships); deficient training in basic education (difficulties in writing, reading and interpreting texts); devaluation of the teaching profession, preference for other undergraduate courses and infrastructure of the institution. Finally, for managers in the areas of planning, teaching and student assistance, the causes of dropout are related to teachers didactics, followed by financial difficulties, devaluation of the teaching profession, difficulty in reconciling work and studies, institutional infrastructure, personal problems, pedagogical projects of the courses, among others. We emphasize that, in this study, we start from the concrete reality, we reflect on the current educational policies of higher education, considering the current context of mercantilization of educational processes. We demonstrated that student permanence in UFTM teacher training courses lacks specific actions and programs that minimize university evasion and guarantee the real democratization of this level of education.
Keywords: Políticas da Educação Superior
Permanência Estudantil
Evasão Universitária
Formação de Professores
Educação
Ensino superior
Política e educação
Evasão escolar
Higher Education Policies
Student Permanence
University Evasion
Teachers training courses
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: CAMPOS, Liliane Carla. Políticas de permanência estudantil em cursos de licenciaturas no período de 2007 a 2017: a experiência da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberlândia. 2018. 225 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.502
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21109
Date of defense: 26-Feb-2018
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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