Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21031
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O papel mediador da confiança na relação entre percepção de valores organizacionais e atitudes diante de mudanças organizacionais
Título (s) alternativo (s): The mediating role of trust in the relationship between perception of organizational values and attitudes towards organizational changes
Autor: Alves, Gizele Maria de Oliveira Simões
Primer orientador: Oliveira, Aurea de Fátima
Primer miembro de la banca: Gomide Jr, Sinésio
Segundo miembro de la banca: Moriguchi, Stella Naomi
Tercer miembro de la banca: Souza, Marcos Aguiar de
Resumen: A capacidade das organizações em se modificar e se reinventar de maneira contínua influencia diretamente em seus resultados e competitividade. Neste enfoque, o presente estudo teve por objetivo verificar o papel mediador da confiança na relação entre percepção de valores organizacionais e de atitudes frente a mudanças organizacionais. Participaram do estudo 189 trabalhadores voluntários de diversas organizações, os quais responderam instrumentos precisos e validados e que foram disponibilizados no Survey Monkey. Para análise dos dados foram utilizadas estatísticas descritivas, correlações de Pearson e análises de regressão padronizadas e hierárquicas e o Teste Sobel para verificar a significância da mediação. Resultados confirmaram o modelo proposto, apresentando efeitos de mediação nas atitudes de ceticismo, na presença do valor realização e das mediadoras confiança na ética e oportunismo, e de aceitação, na presença de confiança na ética e na competência organizacional. Desta forma, este estudo, além de aprofundar o conhecimento do processo psicológico frente a mudanças pode instrumentalizar gestores na condução de processos de mudança nas organizações.
Abstract: The ability of organizations to continuously modify and reinvent themselves has a direct influence on their results and competitiveness. In this approach, the present study aimed to verify the mediating role of trust in the relationship between perception of organizational values and attitudes towards organizational changes. Participated in the study 189 volunteers workers from various organizations, who responded to reliable and valid tools available in Survey Monkey. Data analysis was performed using descriptive statistics, Pearson correlations and standardized and hierarchical regression analyzes and the Sobel Test to verify the significance of mediation. Results confirmed the proposed model, in which mediation was corroborated in the attitude of scepticism, in the presence of value and mediators trust in ethics and opportunism, and acceptance, in the presence of trust in ethics and organizational competence. In this way, this study, in addition to deepening the knowledge of the psychological process in the face of change, can instrumentalise managers in the process of change in organizations.
Palabras clave: Percepção de valores organizacionais
Perception of organizational values
Confiança organizacional
Organizational trust
Atitudes frente a mudança organizacional
Attitudes towards organizational change
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL::FATORES HUMANOS NO TRABALHO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Cita: ALVES, G.M.O.S. (2017). O papel mediador da confiança na relação entre percepção de valores organizacionais e atitudes diante de mudanças organizacionais. Mestrado em Psicologia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.18
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21031
Fecha de defensa: 12-sep-2017
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PapelMediadorConfianca.pdfDissertação2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.