Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21031
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: O papel mediador da confiança na relação entre percepção de valores organizacionais e atitudes diante de mudanças organizacionais
Alternate title (s): The mediating role of trust in the relationship between perception of organizational values and attitudes towards organizational changes
Author: Alves, Gizele Maria de Oliveira Simões
First Advisor: Oliveira, Áurea de Fátima
First member of the Committee: Gomide Jr, Sinésio
Second member of the Committee: Moriguchi, Stella Naomi
Third member of the Committee: Souza, Marcos Aguiar de
Summary: A capacidade das organizações em se modificar e se reinventar de maneira contínua influencia diretamente em seus resultados e competitividade. Neste enfoque, o presente estudo teve por objetivo verificar o papel mediador da confiança na relação entre percepção de valores organizacionais e de atitudes frente a mudanças organizacionais. Participaram do estudo 189 trabalhadores voluntários de diversas organizações, os quais responderam instrumentos precisos e validados e que foram disponibilizados no Survey Monkey. Para análise dos dados foram utilizadas estatísticas descritivas, correlações de Pearson e análises de regressão padronizadas e hierárquicas e o Teste Sobel para verificar a significância da mediação. Resultados confirmaram o modelo proposto, apresentando efeitos de mediação nas atitudes de ceticismo, na presença do valor realização e das mediadoras confiança na ética e oportunismo, e de aceitação, na presença de confiança na ética e na competência organizacional. Desta forma, este estudo, além de aprofundar o conhecimento do processo psicológico frente a mudanças pode instrumentalizar gestores na condução de processos de mudança nas organizações.
Abstract: The ability of organizations to continuously modify and reinvent themselves has a direct influence on their results and competitiveness. In this approach, the present study aimed to verify the mediating role of trust in the relationship between perception of organizational values and attitudes towards organizational changes. Participated in the study 189 volunteers workers from various organizations, who responded to reliable and valid tools available in Survey Monkey. Data analysis was performed using descriptive statistics, Pearson correlations and standardized and hierarchical regression analyzes and the Sobel Test to verify the significance of mediation. Results confirmed the proposed model, in which mediation was corroborated in the attitude of scepticism, in the presence of value and mediators trust in ethics and opportunism, and acceptance, in the presence of trust in ethics and organizational competence. In this way, this study, in addition to deepening the knowledge of the psychological process in the face of change, can instrumentalise managers in the process of change in organizations.
Keywords: Percepção de valores organizacionais
Perception of organizational values
Confiança organizacional
Organizational trust
Atitudes frente a mudança organizacional
Attitudes towards organizational change
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL::FATORES HUMANOS NO TRABALHO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Quote: ALVES, G.M.O.S. (2017). O papel mediador da confiança na relação entre percepção de valores organizacionais e atitudes diante de mudanças organizacionais. Mestrado em Psicologia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.18
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21031
Date of defense: 12-Sep-2017
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

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