Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21000
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Uma visão dimensional sobre uma gama tripla: diálogos e reflexões.
Título (s) alternativo (s): A dimensional vision on a triple gama: dialogues and reflexes.
Autor: Carranza, Roberto José Armando
Primer orientador: Barreiro, Daniel Luís
Segundo miembro de la banca: Manzolli, Jónatas
Tercer miembro de la banca: Traldi, Cesar Adriano
Resumen: Este trabalho discute e analisa os processos harmônicos utilizados numa composição eletroacústica mista para Flauta tripla e tape denominada "Uma visão dimensional de uma gama tripla". O tape desta peça musical está composto de sons de diversos tipos de flautas étnicas, wind controller e sons de aplicativos para celulares. Os eventos musicais do tape estão construídos sobre escalas mesoamericas utilizadas na música para marimbas da região de Guanacaste (Costa Rica) discutidas e detalhadas por Acevedo (1986). A Flauta tripla executada nesta peça é uma versão moderna da Flauta triple deTenenexpan (Veracruz, México) conforme publicação de Boiles e Lafayette na revista da Universidad de Veracruz, em 1965. Os processos harmonicos e as técnicas estendidas utilizadas na peça são comparados com cinco peças do repertório da flauta doce: Fragmente (Shinohara, 1968), Music for a bird (Martin Linde, 1968), Gesten (Klaus Hashagen, 1966), East Wind (Barry Truax, 1981),e Kage (Roderik de Man, 2000). As composições: Fragmente e Music for a bird foram concebidas para flauta doce solo e as composições Gesten, East Wind e Kage são composições eletroacústicas mistas. As referências culturais inseridas em "Uma visão dimensional de uma gama tripla" também são analisadas e correspondem a objetos encontrados em sítios arqueológicos da Ámerica Central, a arquitetura mesoamericana, os desenhos e figuras geométricas, elementos da natureza e animais das regiões mencionadas, os instrumentos musicais comuns às civilizações pré-colombianas (maia e inca). O uso de diferentes digitações na execução da flauta tripla, o uso de técnicas estendidas, a utilização de amostras sonoras de instrumentos que não necessariamente seguem o temperamento igual e o processamento dos sons que constituem a parte eletroacústica revelam uma atenção especial às questões tímbricas. O resultado geral da obra corresponde a uma ampliação da palheta sonora que se obteria com o instrumento solo por meio da exploração das possibilidades musicais da flauta tripla (execução de acordes, sobreposições de notas e técnicas estendidas) no contexto da música eletroacústica mista. Isso permitiu explorar relações e diálogos entre as flauta tripla e uma ampla gama de sonoridades do tape.
Abstract: This dissertation analyzes the harmonic processes used in an electroacoustic composition for triple flute and tape called "Uma visão dimensional de uma gama tripla". The tape of this piece consists of sounds produced by several types of ethnic flutes, wind controller and applications for smartphones. The musical events of the tape are based on mesoamerican scales used in music for marimbas from the Guanacaste (Costa Rica) region, as discussed and detailed by Acevedo (1986). The Triple Flute performed on this piece is a modern version of the Tenenexpan Triple Flute (Veracruz, Mexico), as published by Boiles and Lafayette in a journal of the University of Veracruz in 1965. The harmonic processes and extended techniques used in the piece “Uma visão dimensional de uma gama tripla” are compared with five other pieces of the contemporary repertoire for recorder: Fragmente (Shinohara, 1968), Music for a bird (Martin Linde, 1968), Gesten (Klaus Hashagen, 1966), East Wind (Barry Truax, 1981), and Kage (Roderik de Man, 2000). Fragment and Music for a Bird were composed for solo recorder Gesten, East Wind and Kage are mixed electroacoustic compositions. The cultural references included in the piece "Uma visão dimensional de uma gama tripla" are also analyzed. They correspond to objects found in archeological sites inCentral America, to features of the Mesoamerican architecture, geometric drawings and figures, elements of nature and animals of the regions mentioned, and also musical instruments that are common to pre-Columbian civilizations (Maya and Inca). The use of different types of fingerprints in the execution of the triple flute, the use of extended techniques, the use of sound samples of instruments that do not necessarily follow the same temperament and the processing of the sounds that make up the electroacoustic part show special attention to timbral issues. The overall result of the work corresponds to an amplification of the sound pick that would be obtained with the solo instrument through the exploration of the musical possibilities of the triple flute (chord execution, note overlays and extended techniques) in the context of mixed electroacoustic music. This allowed him to explore relationships and dialogues between the triple flute and a wide range of sonorities of the tape..
Palabras clave: Composição Musical
Recorder
Processos
Flauta doce
Música Eletroacústica Mista
Arqueologia Musical
Musical Composition
Harmonic Processes
Musical Archeology
Mixed Electroacoustic Music
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Cita: CARRANZA, Roberto José Armando. Uma visão dimensional sobre uma gama tripla : diálogos e reflexões. 2017. 227 f. : il. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-graduação em Música. 2017.
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2017.92
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21000
Fecha de defensa: 6-oct-2017
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Visão Dimensional Sobre.pdfDissertação2.22 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Apendice.pdfDissertação3.34 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.