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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O modelo alemão da terapia cognitiva focada no esquema na psicoterapia infantil para o tratamento de transtornos disruptivos, do controle de impulsos e da conduta: proposta de protocolo de atendimento
Título (s) alternativo (s): Terapia do Esquema na psicoterapia infantil: Proposta de atendimento e tratamento de Transtornos disruptivos, do controle de impulsos e da conduta
Autor: Camilo, Ivana de Cássia Ribeiro Rosa
Primer orientador: Lopes, Ederaldo Jose
Primer miembro de la banca: Montagnero, Alexandre Vianna
Segundo miembro de la banca: Bernardino, Leonardo Gomes
Resumen: Esse estudo propõe um modelo psicoterápico em grupo para crianças e adolescentes com diagnóstico de Transtornos disruptivos, do controle de impulsos e da conduta (APA, 2014), a partir do modelo apresentado por Lopes (2015), e integrado aos métodos e técnicas propostos pelo grupo alemão dirigido por Christof Loose (Loose, Graaf e Zarbock, 2015). Loose et al. (2015) acrescentam à Terapia Cognitiva Focada no Esquema para crianças e adolescentes diversos materiais para tratamento de transtornos específicos. Esse grupo tem se despontado na apresentação de estudos para esse público, pois a partir da teoria proposta por Jeffrey Young (Young, 2003), têm se dedicado a pesquisas e publicações de materiais inovadores. No decorrer do trabalho o leitor poderá apreciar os fundamentos da Terapia do Esquema para crianças e adolescentes, alguns estudos sobre Transtornos Disruptivos, do controle de impulsos e da conduta, programas de tratamento em grupo para esse público – e que já otém resultados positivos nas intervenções, a tradução literal do protocolo proposto por Loose et al. (2015), e a proposta do protocolo em grupo, com base nos métodos e técnicas da Terapia Cognitiva Focada no Esquema (TCFE). Nos anexos deste trabalho são apresentados os materiais traduzidos de Loose et al. (2015), tais como os formulários indicados para utilização na aplicação das técnica e roteiros de entrevistas; e outros instrumentos propostos para as etapas de avaliação, intervenção e psicoeducação com as crianças e adolescentes, e com seus familiares. Esse trabalho visa acrescentar às práticas dos psicólogos brasileiros, alternativas eficazes de tratamento, apresentando a metodologia de avaliação inicial, as etapas da psicoterapia para as crianças e suas famílias.
Abstract: This study proposes a group psychotherapeutic model for children and adolescents with a diagnosis of Disruptive Disorders, of impulse control and behavior (APA, 2014), based on the model presented by Lopes (2015), and integrated with the methods and techniques proposed by German group directed by Christof Loose (Loose, Graaf and Zarbock, 2015). Loose et al. (2015) add to Scheme Therapy for children and adolescents various materials for treatment of specific disorders. This group has emerged in the presentation of studies for this audience, because from the theory proposed by Jeffrey Young (Young, 2003), have been dedicated to research and publications of innovative materials. In the course of the work the reader will be able to appreciate the fundamentals of Scheme Therapy for children and adolescents, some studies on Disruptive Disorders, impulse control and behavior, group treatment programs for this audience - and that already have positive results in the interventions, the literal translation of the protocol proposed by Loose et al. (2015), and the proposal of the protocol in a group, based on the methods and techniques of Cognitive Therapy Focused on the Scheme (TCFE). In the annexes of this work are presented the materials translated from Loose et al. (2015), such as the forms indicated for use in the application of interviews techniques and scripts; and other instruments proposed for the stages of evaluation, intervention and psychoeducation with children and adolescents, and with their families. This work aims to add to the practices of Brazilian psychologists effective treatment alternatives, presenting the methodology of initial evaluation, the stages of psychotherapy for children and their families.
Palabras clave: Terapia Cognitivo Comportamental
Terapia Cognitiva Focada no Esquema
Crianças e adolescentes
Transtornos disruptivos
Psicoterapia em grupo
Cognitive Behavioral Therapy
Cognitive Therapy Focused on the Scheme
Children and adolescents
Disruptive Disorders
Group psychotherapy
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Cita: Camilo, I. C. R. R. O Modelo alemão da terapia cognitiva focada no esquema na psicoterapia Infantil para o tratamento de transtornos disruptivos, do controle de impulsos e da conduta: proposta de protocolo de atendimento. 2017.
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2017.33
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20943
Fecha de defensa: 29-sep-2017
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Psicologia

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