Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20931
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Proposta de otimização do sistema de transporte coletivo público para a comunidade acadêmica da UFU do campus em Monte Carmelo (MG) |
Título(s) alternativo(s): | Optimization proposal of public transit system for the academic community of the UFU campus in Monte Carmelo (MG). |
Autor(es): | Silva, Carla Ferreira |
Primeiro orientador: | Lazzarini, Camilla Miguel Carrara |
Primeiro membro da banca: | Matos, Daniel Anijar de |
Segundo membro da banca: | Seabra, Luciany Oliveira |
Resumo: | O transporte coletivo público, cuja principal função é promover a mobilidade das pessoas e integrar os diversos espaços urbanos, exerce um papel importante na sociedade. A cidade de Monte Carmelo (MG) está se desenvolvendo cada vez mais, principalmente com a instalação do campus avançado da Universidade Federal de Uberlândia, necessitando assim, de um transporte público eficaz, para a melhor locomoção das pessoas. Os que mais sofrem com o precário transporte público é a comunidade acadêmica da UFU, pois o campus UFU- Monte Carmelo está descentralizado em três unidades, distantes entre si, ou seja, localizadas em bairros distintos, e consequentemente, os estudantes têm que percorrer grandes distâncias para realizar suas atividades acadêmicas e existem apenas dois veículos designados para realizarem este transporte. Objetiva-se, com este trabalho, propor um sistema de transporte público coletivo integrado e otimizado para melhor atender a comunidade acadêmica da UFU na cidade de Monte Carmelo. De forma a alcançar objetivo proposto, utilizou-se as pesquisas de opinião e embarque/desembarque de modo a verificar a atual situação do transporte público. Observouse que as principais deficiências do transporte foram as lotações em horários de pico, pequeno número de veículos para realizarem o transporte, comportamento dos operadores e pontos de parada dos veículos irregulares, comprometendo a segurança dos passageiros. Após esta etapa alocou-se os endereços dos universitários no mapa do programa computacional TransCAD com intuito de analisar a distância percorrida por estes até os pontos de parada da rota atual. Verificou-se que, em um raio de 400 metros, o atual transporte público abrange 60,04% dos universitários e 55,97% das residências, também utilizou-se o programa para simular as rotas atuais e propostas. |
Abstract: | Public transit, whose main function is to promote the mobility of people and to integrate the various urban spaces, exercises an important role in society. The city of Monte Carmelo (MG) is developing increasingly, mainly because of the advanced campus of the Federal University of Uberlândia, thus require an efficient public transportation for the better displacement of people. The UFU-Monte Carmelo campus is decentralized in three units, distant from each other, that is, located in different regions, and consequently, students have to go through large distances to accomplish their academic activities and there are only two vehicles designated to do this transport. The objective of this work is to propose an integrated public transit system optimized to suit better the academic community of UFU in the city of Monte Carmelo. In order to reach the proposed objective, opinion and boarding/landing researches were used in order to verify the current situation of public transit. It was observed that the main shortcomings of the transport were the peak times, the small number of vehicles to do the transport, the behavior of the operators and the irregular stopping points of the vehicles, compromising the safety of the passengers. After this assignment, the addresses of the university students were allocated on the map of the TransCAD computer program in order to analyze the distance traveled by them to the stop points of the current route. It was verified that, in a radius of 400 meters, the current public transit covers 60,04% of the university students and 55.97% of the residences, also the program was used to simulate the current and proposed routes. |
Palavras-chave: | Transporte coletivo por ônibus Campus UFU- Monte Carmelo; Roteirização de veículos Otimização TransCAD Transit by bus Vehicles routing Optimization |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil |
Referência: | SILVA, C. F. Proposta de otimização do sistema de transporte coletivo público para a comunidade acadêmica da UFU do campus em Monte Carmelo (MG). 122 p. Qualificação de Mestrado, Faculdade de Engenharia Civil, Universidade Federal de Uberlândia, 2017. |
Identificador do documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2017.57 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20931 |
Data de defesa: | 28-Jun-2017 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PropostaOtimizaçãoSistema.pdf | 51.74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.