Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20898
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Controle biológico de Meloidogyne exigua em seringueiras (Hevea brasiliensis) no Triângulo Mineiro
Autor(es): Almeida, Vinicius Nunes
Primeiro orientador: Coelho, Lísias
Primeiro membro da banca: Souza, Ewander Cristovão de
Segundo membro da banca: Costa, Guilherme Nunes Moreira
Resumo: A seringueira é a espécie vegetal lactífera mais produtiva para a obtenção de borracha natural. Nos últimos anos, a heveicultura apresentou um aumento considerável na área produtiva do Brasil. Dentre os problemas fitopatológicos da heveicultura, a ocorrência de nematoide de galha é um dos mais prejudiciais, especialmente, quando se trata de Meloidogyne exigua. Tal patógeno causa a destruição do sistema radicular, o definhamento e a morte da seringueira. Este estudo objetivou avaliar o controle biológico de M. exigua em seringal em produção no Triângulo Mineiro, MG. O experimento foi em blocos casualizados com 5 repetições. Os produtos usados foram Nemat (Paecilomyces lilanus) + Ecotrich (Trichoderma harzianum), Nemix (Bacillus subtilis + Bacillus licheniformis) e Gf422 (Trichoderma asperelloides) + Rizos (Bacillus subtilis) + Ônix (Bacillus methilotrophicus), além da testemunha sem tratamento. Os resultados foram submetidos à análise de variância e teste de médias (Tukey 5%) com o auxílio do software SISVAR. Os tratamentos não diferiram estatisticamente, no entanto, o controle biológico apresentou potencial na redução da população de M. exigua. O tratamento Nemix (Bacillus subtilis + Bacillus licheniformis) apresentou maior redução, já os tratamentos Nemat (Paecilomyces lilanus) + Ecotrich (Trichoderma harzianum) e Gf422 (Trichoderma asperelloides) + Rizos (Bacillus subtilis) + Ônix (Bacillus methilotrophicus) obtiveram resultados próximos à testemunha, porém, ligeiramente superiores.
Palavras-chave: Nematoide de galha
Paecilomyces
Bacillus
Trichoderma
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ALMEIDA, Vinicius Nunes. Controle biológico de Meloidogyne exigua em seringueiras (Hevea brasiliensis) no Triângulo Mineiro. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20898
Data de defesa: 23-Fev-2018
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ControleBiologicoMeloidogyne.pdfTCC755.44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.