Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20876
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-4380-4650
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Densificação da rede altimétrica no município de Monte Carmelo-MG
Autor(es): Tavares, Valmir dos Reis
Primeiro orientador: Guimarães, Gabriel do Nascimento
Primeiro coorientador: Martins, George Deroco
Terceiro membro da banca: Rofatto, Vinicius Francisco
Resumo: As obras de engenharia em todas as regiões do país são sinônimo de desenvolvimento. Para tanto, a determinação da altitude em um ponto na superfície da Terra é uma etapa fundamental, pois, projetos de redes de esgoto, traçados de estradas, linhas de transmissão de energia, projetos de irrigação, dimensionamento de barragens, planejamento urbano, cadastro urbano, mapeamentos em geral, dentre outros, são exemplos de aplicações da engenharia, que somente são possíveis de serem executados quando se utilizam destas informações. Existe no Brasil, a rede altimétrica do Sistema Geodésia Brasileiro possuindo mais de 65 mil Referências de Nível (RRNN) espalhadas pelo território nacional e que se reveste de extrema importância servindo de base para obras de engenharia. A densificação da rede altimétrica no âmbito municipal estabelece a infraestrutura de apoio geodésico e topográfico no município, proporcionando a normalização e sistematização de todos os levantamentos topográficos, executados em qualquer escala e para todas finalidades no domínio municipal, por agentes públicos ou privados. Toda gestão municipal deve ter como premissa a atualização e manutenção do cadastro de seu município, visto que se trata de uma importante ferramenta para o planejamento e ordenamento territorial. Sendo de fundamental importância pois, auxilia principalmente no planejamento para as melhores tomadas de decisões. O presente trabalho objetivou a densificação da rede altimétrica de alta precisão na zona urbana do município de Monte Carmelo-MG, partindo de uma RN que já faz parte da Rede Altimétrica de Alta Precisão (RAAP) implantada pelo IBGE em 10/05/1967. Os valores finais a serem considerados para definir como sendo as altitudes ortométrica de cada RN implantada, foram obtidos através do ajustamento de todas as observações adquiridas em campo. O método do ajustamento foi o Paramétrico. A etapa de cálculos para ajustamento foi possível pois em cada linha de nivelamento, os procedimentos e a rigorosidade imposto pela norma NBR 13133 para nivelamento do tipo IIN foram alcançados.
Palavras-chave: Geodésia
Rede Altimétrica
Nivelamento
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEODESIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: TAVARES, Valmir dos Reis. Densificação da rede altimétrica no município de Monte Carmelo-MG. 2017. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20876
Data de defesa: 13-Nov-2017
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (Monte Carmelo)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DensificacaoRedeAltimetrica.pdf6.84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.