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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20806
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O software RPG Maker e a construção do jogo Apolo: uma experiência com professores de matemática |
Título(s) alternativo(s): | The RPG Maker software and the construction of the Apollo game: an experience with math teachers |
Autor(es): | Sousa, Rafael Ferreira de Camargos |
Primeiro orientador: | Souza Junior, Arlindo José de |
Primeiro membro da banca: | Silva, Jean Carlo |
Segundo membro da banca: | Takahashi, Eduardo Kojy |
Resumo: | Com o desenvolvimento e popularização de algumas tecnologias como o computador e videogames aliado ao possível entretenimento positivo que esses instrumentos podem trazer ao individuo, não seria difícil prever que muitos desses itens chegariam ao dia a dia de nossos alunos e em consequência disso a nossa realidade escolar enquanto professores. Nesse sentido, se faz cada vez mais necessário que o professor compreenda esse movimento de inserção das diferentes tecnologias no contexto escolar e também busque estudar as possíveis formas de utilização desses recursos para ensinar e aprender matemática por exemplo. Pensando nessa relação do professor com as tecnologias, mais especificamente com o computador e a construção de jogos digitais, buscamos analisar a trajetória de uma equipe de trabalho formada por dois professores de Matemática na construção de um jogo digital utilizando o software RPG Maker e responder a seguinte pergunta: Como o processo de elaboração de um Jogo Digital pode contribuir para o processo de formação de professores de Matemática?. Para a análise e interpretação dos dados foram utilizados os saberes inerentes da pesquisa de cunho qualitativa. Foram tomados como instrumentos para produção dos dados: as notas de campo; fotografias; filmagens e entrevistas. Com a análise dos resultados obtidos a partir dos dados produzidos foi possível observar que esse processo de construção trouxe diversos pontos positivos para a equipe de trabalho, como por exemplo, a importância da reflexão da prática docente, o poder do diálogo e do saber ouvir, o aprender com o próximo, e, além disso, evidenciou pontos que podem vir a serem melhorados em atividades futuras, uma vez que acreditamos que nosso jogo não se finalizou, assim sendo, temos muitos elementos que ainda podem ser editados com o intuito de aperfeiçoar os resultados das próximas experiências educacionais utilizando nosso jogo digital. |
Abstract: | With the development and popularization of some technologies such as computer and video games combined with the possible positive entertainment that these instruments can bring to the individual, it would not be difficult to predict that many of these items would reach our students' daily lives and, consequently, our school reality as teachers. In this sense, it becomes increasingly necessary that the teacher understands this movement of insertion of the different technologies in the school context and also seeks to study the possible ways of using these resources to teach and learn mathematics for example. Thinking about this relation of the teacher with the technologies, more specifically with the computer and the construction of digital games, we looked for to analyze the trajectory of a work team formed by two teachers of Mathematics in the construction of a digital game using the software RPG Maker and to respond to next question: How can the process of elaborating a Digital Game contribute to the process of teacher training in Mathematics ?. For the analysis and interpretation of the data the inherent knowledge of the qualitative research was used. They were taken as instruments for data production: the field notes; photographs; filming and interviews. With the analysis of the results obtained from the data produced, it was possible to observe that this construction process brought several positive points for the work team, such as the importance of reflection on the teaching practice, the power of dialogue and listening, to learn from others, and in addition to highlighting points that may be improved in future activities, since we believe that our game is not finished, so we have many elements that can still be edited in order to improve the results of upcoming educational experiences using our digital game. |
Palavras-chave: | Mathematics Teachers Digital Game RPG Maker Professores de Matemática Jogo Digital RPG Maker |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Referência: | SOUSA, Rafael Ferreira de Camargos. O software RPG Maker e a construção do jogo Apolo: Uma experiência com professores de Matemática. 2018. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
Identificador do documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.117 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20806 |
Data de defesa: | 31-Jan-2018 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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