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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A educação não-formal para as relações étnico-raciais através das políticas de cultura na cidade de Ituiutaba-MG
Título (s) alternativo (s): Non-formal education for ethnic-racial relations through cultural policies in the city of Ituiutaba-MG
Autor: Mizael, Náiade Cristina de Oliveira
Primer orientador: Klinke, Karina
Primer miembro de la banca: Alves, Vânia de Fátima Noronha
Segundo miembro de la banca: Katrib, Cairo Mohamad Ibrahim
Resumen: Esta dissertação de mestrado foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, na linha Estado, Políticas e Gestão da Educação. Possui como objeto de análise a participação da comunidade negra na educação não-formal das políticas de cultura em Ituiutaba-MG. Tem como principal objetivo compreender como se materializam, nos diversos espaços públicos da cidade de Ituiutaba, as políticas de cultura para a educação étnico-racial. Perguntamos, portanto: Como a comunidade negra participa das políticas de cultura na sociedade de Ituiutaba, de modo a contribuir para a elaboração das mesmas no sentido da educação não-formal? A pesquisa se configura como etnográfica, portanto qualitativa, utilizadas as técnicas de revisão bibliográfica, observação participante e análise documental. Os procedimentos metodológicos constam da participação em campo durante sete atividades culturais gratuitas, planejadas para a população de Ituiutaba entre setembro de 2015 e junho de 2016. Elas variam entre o tradicional Desfile da Independência, os Festejos do Congado – que compõem leilões; um show prévio ao grande Encontro de Congo Moçambique, Catupé e Marujos e o 29° Encontro de Congo Moçambique, Catupé e Marujos; e ocasionais, os quais se tratam de um Bloco Carnavalesco e a inauguração do Centro Turístico da cidade. Os sujeitos participantes da pesquisa estavam presentes em espaços públicos e prestaram informações espontaneamente. A fundamentação teórico-metodológica e a construção das categorias de análise partem dos campos da antropologia cultural e da sociologia, para a compreensão dos conceitos de Estado, habitus, identidade negra, culturas populares, gostos e estilos de vida. Como resultado verificou-se que o Estado retomou, na última década, o empreendimento para a construção e manutenção de políticas de cultura através do Plano Nacional de Cultura (2010) e do Sistema Nacional de Cultura, com abrangência dos Estados e Municípios, mas constatamos que tais mecanismos ainda não são efetivos em diversos municípios, como acontece em Ituiutaba. Isso se revela na iminente política de cultura na cidade, que não abrange toda a complexidade possibilitada pelo governo federal. Há participação da comunidade negra nas políticas culturais de Ituiutaba, configurada por intermédio de ações afirmativas do Movimento Negro e da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, os quais empreendem grandes esforços na conquista de espaços culturais e educativos para a população negra. Contudo, a participação e representação negra nos espaços culturais acontecem, prioritariamente, em lugares específicos, reconhecidos popularmente como “lugar dos negros”, o que demonstra a existência de uma segregação racial, que interfere na construção da identidade negra. A pesquisa se mostra relevante por elucidar as possibilidades que as atuais políticas de estado para a cultura criam em favor do “desenvolvimento de programas, projetos e ações culturais que garantam a valorização, o reconhecimento, a promoção e a preservação da diversidade cultural existente”, ao mesmo tempo em que explica os desafios postos, no microcosmo de um município, para a concretização das mesmas.
Abstract: This dissertation was developed within the scope of the Post-Graduation Program in Education of the Federal University of Uberlândia, in the line State, Policies and Education Management. It has as object of analysis the participation of the black community in the non-formal education of the culture policies in Ituiutaba-MG. Its main objective is to understand how culture policies for ethno-racial education materialize in the various cultural spaces of the city of Ituiutaba. We therefore ask: How does the black community participate in the culture policies in the society of Ituiutaba, in order to contribute to their elaboration in the sense of non-formal education? The research is configured as ethnographic, therefore qualitative, using the techniques of bibliographic review, participant observation and documentary analysis. The methodological procedures include participation in the field during seven free cultural activities, planned for the population of Ituiutaba between September 2015 and June 2016. They vary between the traditional Parade of Independence, the Confection Festivities - which compose auctions; a show prior to the Great Meeting of Congo Mozambique, Catupé and Marujos and the 29th Meeting of Congo Mozambique, Catupé and Marujos; and occasional, which are a Carnival Block and the re-inauguration of the Tourist Center of the city. The subjects participating in the research were present in public spaces and provided information spontaneously. The theoretical-methodological foundation and the construction of the categories of analysis depart from the fields of cultural anthropology and sociology, to understand the concepts of state, habitus, black identity, popular cultures, tastes and lifestyles. As a result, it has been verified that in the last decade the State has taken over the enterprise for the construction and maintenance of culture policies through the National Plan for Culture (2010) and the National Culture System, with the coverage of States and Municipalities, that such mechanisms are not yet effective in several municipalities, as in Ituiutaba. This is revealed in the impending culture policy in the city, which does not cover all the complexity made possible by the federal government. There is participation of the black community in the cultural policies of Ituiutaba, configured through affirmative actions of the Black Movement and the Municipal Foundation Zumbi of the Palmares, who make great efforts in the conquest of cultural and educational spaces for the black population. However, black participation and representation in cultural spaces takes place primarily in specific places, popularly known as the "place of blacks", which demonstrates the existence of racial segregation, which interferes with the construction of black identity. Keywords: State Policies. Education. Culture. Blackness. Ituiutaba. Minas Gerais.
Palabras clave: Políticas de Estado
Educação
Cultura
Negritude
Ituiutaba - Minas Gerais
State Policies
Education
Culture
Blackness
Política cultural
Negros - Identidade racial - Ituiutaba MG
Negros - Educação
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: MIZAEL, Náiade Cristina de Oliveira. A educação não-formal para as relações étnico-raciais através das políticas de cultura na cidade de Ituiutaba-MG. 2017. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2017.70
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20771
Fecha de defensa: 7-ago-2017
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

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