Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20755
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | O Estágio Supervisionado no Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia |
Título (s) alternativo (s): | The Supervised Internship at the Biology Institute of the Federal University of Uberlândia |
Autor: | Nunes, Jader Luiz |
Primer orientador: | Cunha, Ana Maria de Oliveira |
Primer miembro de la banca: | Corrêa, Lourdes Maria Campos |
Segundo miembro de la banca: | Parreira, Fátima Lúcia Dezopa |
Resumen: | O texto aborda resultados de pesquisa realizada com orientadores de Estágio Supervisionado no curso de Ciências Biológicas, do Instituto de Biologia, da Universidade Federal de Uberlândia, enfocando como o componente curricular é conduzido, além de analisar as práticas de ensino destes profissionais. Ainda há um levantamento documental, sobre leis, decretos, diretrizes e ementas que regem o Estágio Supervisionado, visando confirmar se há uma coerência com o que é aplicado na prática. Fundamenta-se em autores como Tardif, Pimenta, Krasilchik, Gatti, entre tantas outras contribuições. Os resultados revelam que todos os professores orientadores seguem dispositivos propostos na Legislação, desde a LDB até a ementa do curso, mas apresentam autonomia no desenvolvimento de seus planos de curso, que evidenciam então, marcas pessoais de exercício de docência. Também se tem de resultados que os orientadores de Estágio propõem a elaboração de atividades e materiais didáticos antes e durante o Estágio, a partir da caracterização das escolas-campo, evidenciando o cuidado em atender às demandas do contexto escolar daquele campo de estudo. |
Abstract: | The text deals with results of a research carried out with supervisors of Supervised Internship in the Biological Sciences course, from the Institute of Biology, Federal University of Uberlândia, focusing on how the curricular component is conducted, besides analyzing the teaching practices of these professionals. There is still a documentary survey on laws, decrees, guidelines and menus that govern the Supervised Internship, in order to confirm if there is a coherence with what is applied in practice. It is based on authors like Tardif, Pimenta, Krasilchik, Gatti, among many other contributions. The results show that all guiding teachers follow provisions proposed in the Legislation, from the LDB to the course menu, but they have autonomy in the development of their course plans, which show, then, personal marks of the exercise of teaching. We also have results that the Advisors of Internship propose the preparation of activities and didactic materials before and during the Internship, based on the characterization of the field schools, showing the care in meeting the demands of the school context of that field of study. |
Palabras clave: | Estágio Supervisionado Formação de professores Professor orientador Professor Supervisor Stage supervised Teacher training |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | NUNES, Jader Luiz. O Estágio Supervisionado no Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia. 2017. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20755 |
Fecha de defensa: | 14-dic-2017 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EstágioSupervisionadoInstituto.pdf | TCC | 833.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.