Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20715
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Fundamentos e estrutura conceitual-metodológica do desenvolvimento e design regenerativo
Alternate title (s): Regenerative development and design methodological and conceptual ground
Author: Tavares, Felipe Alberto Simões
First Advisor: Almeida, Maria Rita Raimundo e
First member of the Committee: Silveira, Cristiane Amaro da
Second member of the Committee: Chelotti, Marcelo Cervo
Summary: O presente trabalho parte do pressuposto de que o grande desafio do século XXI é aliar o desenvolvimento socioeconômico com a conservação e regeneração dos ecossistemas que suportam a vida no planeta. Para que isso seja possível é necessário um corpo teórico e metodológico capaz de orientar os empreendimentos neste caminho. Com este fim, surge o Desenvolvimento e Design Regenerativo (DDR), um método que busca criar um desenvolvimento que seja capaz de recuperar a saúde das comunidades humanas e dos ecossistemas das quais elas fazem parte, assim como projetar ambientes construídos capazes de produzir mais energia e recursos do que consomem. Esta é uma proposta que parte de uma ruptura com a forma vigente de se enxergar, entender e interagir com o mundo. É uma prática de vanguarda fundamentada e alinhada com os avanços das ciências sistêmicas. Assim, o presente trabalho objetiva fazer uma revisão bibliográfica sobre o DDR e se apresenta em duas partes principais. Para que se possa compreender a metodologia e a prática regenerativa é fundamental compreender os fundamentos epistemológicos em que está apoiada e, portanto, a exploração destes é tema da primeira parte do presente estudo. A segunda parte trata da estrutura conceitual e metodológica do DDR. Este arcabouço teórico é capaz de orientar a equipe de projetistas para que possam criar soluções que partam das especificidades do lugar e, assim, conciliar as aspirações humanas com a vocação inerente dos sistemas socioecológicos locais. Apesar dos desafios, a abordagem regenerativa do desenvolvimento é uma opção promissora para se lidar com os problemas ambientais do século XXI, pois a mesma transforma o problema — o desenvolvimento degenerante — em solução ao gerar saúde e criar capacidades evolutivas para os sistemas que suportam a viabilidade e prosperidade da vida na Terra, ao mesmo tempo em que atende as necessidades econômicas, sociais e ambientais dos seres humanos.
Abstract: This work recognize that the main issue of the XXI century is to ally the social and economic development with conservation and regeneration of the ecosystems that support the life on planet. To that end is necessary a theoretical and methodological framework that is able to guide the initiatives in this path. For this purpose, arises the Regenerative Development and Design, a method that aims to develop communities meanwhile foster the health of them and of the ecosystems in which they belong as well as design buildings that produce more energy than consumes. This is a proposal with an inherent paradigm shift that follows the advance of the systemic science. Therefore, this work is a bibliographic review of the regenerative development and design and is divided in two parts. The first one deals with the epistemological basis and the second one is about the conceptual and methodological frameworks. This theory is capable of guide the team of designers so they can create solutions that arises from the uniqueness of the place and reconcile the human aspiration with the inherent vocation of the local systems. Despite the challenges, the regenerative approach for the development is a promising option to deal with the environmental and social problems of the XXI century.
Keywords: sustentabilidade
paradigma
desenvolvimento
sustentável
regenerativo
visão
de
mundo
regenerative
development
and
design
worldview
sustentability
sustainable
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::EPISTEMOLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: TAVARES, F. A. S. Fundamentos e estrutura conceitual-metodológica do desenvolvimento e design regenerativo. 2017. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) – Instituto de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20715
Date of defense: 22-Nov-2017
Appears in Collections:TCC - Engenharia Ambiental

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FundamentosEstruturaConceitual.pdfTCC1.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.