Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20587
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Avaliação de técnicas de enriquecimento ambiental aplicadas à Ramphastos toco (Statius Muller, 1776) (Aves, Ramphastidae), em cativeiro
Author: Fabiano, Karla Larissa Nascimento
First Advisor: Custódio, Ana Elizabeth Iannini
First coorientator: Oliveira, Liliane Martins de
First member of the Committee: Oliveira, Liliane Martins de
Second member of the Committee: Marçal Jr, Oswaldo
Summary: Devido ao crescimento dos centros urbanos e o aumento de tráfico de animais silvestres, muitos animais são direcionados aos zoológicos, pois não conseguem mais se habituar à vida na natureza. Embora o ambiente cativo seja muito diferente do ambiente natural dos animais, é importante que o recinto ofereça a esses animais desafios como o habitat deles oferece. É constatado que animais mantidos em cativeiros possuem altos índices de doenças comportamentais, e essas podem ser amenizadas ou extintas com a aplicação de técnicas de enriquecimento ambiental. Nesse trabalho, utilizamos itens de enriquecimentos do tipo alimentar, social, sensorial e físico, no intuito de aumentar o bem estar de três tucanos toco cativos . Após a aplicação dos enriquecimentos, verificamos que houve uma redução na inatividade dos animais do recinto, aumento da atividade exploratória e aumento do número de comportamentos registrados. Diante da aplicação do enriquecimento ambiental no recinto do tucano toco, foi confirmado o efeito positivo que a técnica exerceu sobre o comportamento dos animais.
Keywords: Bem-estar animal
Animal welfare
Comportamento
Behavior
Etograma
Etogram
Etologia
Ethology
Zoológico
Zoo
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA::COMPORTAMENTO ANIMAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: FABIANO, Karla Larissa Nascimento. Avaliação de técnicas de enriquecimento ambiental aplicadas à Ramphastos toco (Statius Muller, 1776) (Aves, Ramphastidae), em cativeiro. 2017. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20587
Date of defense: 3-Mar-2017
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvaliaçãoTécnicasEnriquecimento.pdfTCC794.29 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons