Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20575
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: O trabalho docente sob o olhar de professores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândia
Author: Vitório, Vívian Fidelis
First Advisor: Paula, Dilma Andrade de
First member of the Committee: Santos, Janaína Jácome dos
Second member of the Committee: Simão, Pâmela Aparecida Vieira
Summary: O objetivo geral deste trabalho é analisar as práticas docentes e as condições de trabalho de professores que atuam no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândia. Investigar as possibilidades de degradação das condições de trabalho, as experiências vivenciadas pelos docentes, estabelecendo um diálogo com estes trabalhadores. Também procura apresentar a percepção que professores que atuam no ensino superior têm sobre o seu trabalho, como lidam com as exigências dos programas de pós-graduação, com as condições de infraestrutura bem como sua relação com a instituição e com os colegas de trabalho. Para tanto a metodologia utilizada foi o trabalho com História Oral. Foram entrevistados quatro docentes, no período de março a agosto de 2016, lotados no Instituto de Ciências Biomédicas da UFU, com idades diversas que ministram ou não aulas em programas de pós-graduação e ingressaram em períodos diferentes na Instituição. Um deles recentemente aposentado. Eles responderam a um roteiro de entrevistas semiestruturada. Posteriormente foi realizada a transcrição das entrevistas e a leitura das mesmas pelos entrevistados que fizeram as correções devidas no texto transcrito. Os áudios das gravações foram desgravados seguindo as orientações do Comitê de Ética. Os dados qualitativos foram analisados na ótica da Análise de Núcleos de Sentido (ANS), adaptada por Mendes (2007) a partir da análise de conteúdo categorial desenvolvido por Bardin (2004). O trabalho foi organizado em dois capítulos. O primeiro trata da trajetória da universidade brasileira, seu desenvolvimento até as políticas educacionais dos governos de Fernando Henrique Cardoso, filiado ao PSDB, e dos governos de Lula da Silva e Dilma Rousseff. O segundo capítulo aborda as condições de trabalho dos professores das universidades federais nos últimos anos e os dados da pesquisa realizada com docentes do Instituto de Ciências Biomédicas.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Trabalho docente
Instituto de Ciências Biomédicas
Universidade Federal de Uberlândia
História Oral
Últimos anos
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: VITÓRIO, Vívian Fidelis. O trabalho docente sob o olhar de professores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândia. 2017. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20575
Date of defense: 2017
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TrabalhoDocenteOlhar.pdfTCC29.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.