Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20524
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A política de crédito rural nos anos 70: modernização e mudanças nos agros - nacional, regional e local na abordagem dos jornais de Uberlândia, MG
Author: Miranda, Luciana Lilian de
First Advisor: Gonçalves Neto, Wenceslau
First member of the Committee: Cardoso, Heloisa Helena Pacheco
Second member of the Committee: Carvalho, Carlos Henrique de
Summary: Esse trabalho busca estabelecer uma discussão sobre a política de crédito rural brasileira nos anos de 1970, recuperando os reflexos da mesma na região do Triângulo Mineiro mediante a análise de sua abordagem pelos jornais locais da época. Diante disso, procura destacar a importância da institucionalização do financiamento agrícola em 1965, que representou o principal instrumento governamental de fomento aos produtores rurais, sendo priorizado pela política agrícola implementada no período. Tendo em vista um melhor entendimento da temática proposta o trabalho foi divido em seis partes. A primeira procura relatar de forma sistemática o referencial teórico-metodológico que orientou a pesquisa, justificando a escolha do corte temporal e espacial, assim como, das fontes documentais (dois jornais de Uberlândia) utilizadas. A segunda parte visa a resgatar aspectos relevantes do contexto econômico, político e social vivenciados pela sociedade brasileira nos anos 70. Para isso, trabalha com vários autores que analisam o período. Expõe de forma rápida alguns dos fatores que influenciaram o golpe de 1964, destacando o modelo de desenvolvimento adotado pelo país, isto é, associado aos segmentos internacionais. Posto isso, se volta para os dois governos militares (Médici e Geisel) cujas medidas implementadas, especialmente em relação ao campo, compõem o objeto de estudo. A terceira parte procura evidenciar a importância do Estado como principal investidor e coordenador do projeto de modernização do setor rural. Ressalta o papel reservado à agropecuária dentro dos planos governamentais (Metas e Bases para a Ação do Governo, I Plano Nacional de Desenvolvimento e II Plano Nacional de Desenvolvimento). A quarta parte se concentra em analisar questões referentes à política de crédito rural. No que se refere ao crédito, faz um breve histórico do financiamento agrícola, desde o “descobrimento” do país até 1980. Posto isso, se volta para a distribuição dos recursos destinados ao Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR) nos anos 70 e, por último, procura destacar a crise da fase expansionista dessa política nos três últimos anos da década. A quinta parte se dedica a resgatar como os jornais pesquisados retratam os desdobramentos da política creditícia na região do Triângulo Mineiro e na cidade de Uberlândia, observando como essa temática é abordada pelas fontes. Os jornais são “valiosos” enquanto fontes de produção de conhecimento histórico, entretanto deve-se esclarecer que os mesmos apresentam uma dada leitura ou interpretação da realidade, isto é, não a reproduzem de forma integral ou imparcial. O último capítulo faz algumas observações gerais e finais acerca das discussões levantadas ao longo do trabalho.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Crédito rural
Agronegócio
Jornais
Anos 70
Triângulo Mineiro
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MIRANDA, Luciana Lilian de. A política de crédito rural nos anos 70: modernização e mudanças nos agros - nacional, regional e local na abordagem dos jornais de Uberlândia, MG. 1999. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20524
Date of defense: 1999
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PoliticaCreditoRural.pdfTCC13.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.