Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20495
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Uberlândia – 1977/1988: as contradições da modernidade
Autor(es): Roque, Cláudia Rodrigues Pereira
Primeiro orientador: Cardoso, Heloisa Helena Pacheco
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Jane de Fátima Silva
Segundo membro da banca: Almeida, Paulo Roberto de
Resumo: Este trabalho monográfico objetiva destacar como se deu a construção de uma ideologia a partir das relações criadas entre o poder público e a sociedade uberlandense. Caracterizando-se como uma política “aberta”, respaldada na confiança entre poder público e sociedade, que muito se assemelha com o vínculo empregador e empregado, “Paternalismo” e “Democracia Participativa” foram se mesclando na condução da política municipal dos anos 70 e 80. A documentação que apoia esta monografia foi levantada, principalmente, no Arquivo Público Municipal e no Centro de Documentação e Pesquisa em História da Universidade Federal de Uberlândia. Compreende revistas, folhetos, publicações da Prefeitura Municipal e jornais. Desses, sobretudo o Correio de Uberlândia foi fundamental para a recuperação do período 1977/1988, porque sua série completa possibilita ao pesquisador acompanhar o ir e vir da política municipal na ótica dos grupos dirigentes. O trabalho está estruturado em três capítulos. O primeiro apresenta a construção das imagens da cidade e as realizações dos governos em estudo, contrapondo o campo concreto das realizações às formulações abstratas do discurso. O segundo capítulo resgata a contribuição da classe empresarial para alcançar os objetivos traçados, destacando a importância dessa categoria social para o desenvolvimento e a promoção do crescimento do município, bem como para a formação da ideologia de uma sociedade sem conflitos. Por fim, o terceiro capítulo analisa a contradição entre a imagem constituída pelo discurso e a realidade concreta, enfatizando a ocorrência de lacunas existentes entre as realizações e o discurso. As manobras e artimanhas dos administradores não conseguiram camuflar tais lacunas, que sistematicamente vão sendo vislumbradas, principalmente com o agravamento da situação econômica do país nos anos 80. A crise dificulta às autoridades locais alternativas para “suprimir” as deficiências sociais existentes, visto que os cofres públicos municipais também foram afetados por ela, favorecendo a eclosão dos problemas. Em suma, destaca o quanto o ideário burguês estava, e continua, presente na formação ideológica da sociedade local, bem como esta presença marcante não consegue ocultar as contradições decorrentes da modernidade.
Notas: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Palavras-chave: Modernidade
Contradições
Uberlândia
1977-1988
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ROQUE, Cláudia Rodrigues Pereira. Uberlândia – 1977/1988: as contradições da modernidade. 1998. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1998.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20495
Data de defesa: 1998
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UberlandiaContradicoesModernidade.pdfTCC12.89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.