Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20494
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Construindo uma história: trabalhadores ceramistas – Monte Carmelo (1960/1997)
Author: Silva, Patrícia Rodrigues da
First Advisor: Caetano, Coraly Gará
Summary: Este trabalho visa ao resgate de parte da trajetória dos trabalhadores ceramistas de Monte Carmelo-MG entre os anos 1960 e 1997, bem como os significados que aqueles atribuem a sua presença na cidade. Como esses trabalhadores não tiveram oportunidade de registrar suas experiências, faz-se necessário resgatar e preservar aspectos de seu mundo de modo que não fiquem na zona do esquecimento e permitam àqueles que sucederão aquilatar os significados que atribuíram a sua existência. Para tanto foram alisadas entrevistas gravadas com os trabalhadores da indústria ceramista. Coletivo não é entendido aqui como um grupo homogêneo, formado por pessoas “sem diferenças”; ou seja, não é identificado com “massa”, mas considerado em toda sua heterogeneidade - peculiaridades, diferenças de valores, práticas e tradições. O texto monográfico se estrutura da seguinte forma: o primeiro capítulo reflete acerca do processo de trabalho na ótica do trabalhador. Isto é, como vivencia e domina o espaço da fábrica. Procura, também, entender os significados que os trabalhadores cerâmicos atribuem às transformações tecnológicas ocorridas no âmbito da produção. Ainda revela as condições de trabalho no interior da cerâmica, a insalubridade do local, os riscos constantes de acidente e a forma como os trabalhadores lidam com esses problemas. Acompanha como se dá a acomodação e/ou resistência frente ao controle e à dominação fabril. O segundo capítulo analisa a questão religiosa como um caminho para escapar da dominação, ou escamoteá-la. Também faz uma reflexão acerca dos sonhos e anseios dos trabalhadores cerâmicos e os caminhos trilhados para realizá-los. Indica os vários modos da luta pela moradia, bem como os significados da educação e as formas de lazer apontadas pelos trabalhadores cerâmicos. É necessário dizer, ainda, que a vida desses trabalhadores não se dá dessa forma, compartimentada, mas é um todo, onde o lazer pode estar inserido no trabalho, a educação pode ser vivida em momentos de lazer, as relações de trabalho podem se prolongar para outros espaços. Enfim, perceber o ser humano como um todo que não se despoja de uma experiência para vivenciar outras, mas as integra em seu cotidiano.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Trabalhadores ceramistas
Coletivo
Resistência
Monte Carmelo-MG
1960-1997
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Patrícia Rodrigues da. Construindo uma história: trabalhadores ceramistas – Monte Carmelo (1960/1997). 1998. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1998.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20494
Date of defense: 1998
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConstruindoHistoriaTrabalhadores.pdfTCC30.95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.