Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20491
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A relação público/privado: processo de informatização na Prefeitura Municipal de Uberlândia
Author: Rodrigues Junior, Oswaldo
First Advisor: Almeida, Maria de Fátima Ramos de
First member of the Committee: Gonçalves Neto, Wenceslau
Second member of the Committee: Cardoso, Heloisa Helena Pacheco
Summary: Este trabalho tem como objetivo a análise das relações entre o setor público e o setor privado desde a esfera da União à esfera da Prefeitura Municipal de Uberlândia, focando mais especificamente no processo de informatização do banco de dados da prefeitura e nos conflitos que foram gerados em torno desta situação – especialmente a nomeação da empresa vencedora do edital publicado pela empresa pública Processamento de Dados de Uberlândia (PRODAUB). O objeto específico de estudo abordado neste trabalho é o processo licitatório dos anos 1990/1991 para substituição dos equipamentos de informática da Prefeitura Municipal de Uberlândia por um Sistema Eletrônico de Processamento de Dados. Para a pesquisa fez-se necessário, além de um estudo teórico sobre a problemática, uma análise da documentação existente sobre o processo licitatório buscando resgatar os agentes que atuaram no processo e de que forma o mesmo foi conduzido. O texto monográfico é composto por dois capítulos. O primeiro examina a estrutura da formação do Poder Público na esfera federal e de que forma ele é delegado para a instância municipal, formando o Poder Público Municipal e, por sua vez, como o Poder Executivo Municipal o distribui a seus assessores da Administração Municipal direta e indireta. O segundo capítulo aborda o Decreto-lei 2.300 de 21 de novembro de 1986 que trata do processo de compras e aquisição de materiais e serviços dos órgãos públicos e da sua aplicação no caso estudado. Resgata o processo licitatório 001/90 da PRODAUB e seu desenrolar através de documentos tais como atas de reuniões, documentos de impugnação, recursos, parecer jurídico, análise técnica e reportagem da imprensa local.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/ DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Informatização
Público/Privado
Prefeitura Municipal de Uberlândia
Processamento de Dados de Uberlândia (PRODAUB)
1990-1991
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: RODRIGUES JUNIOR, Oswaldo. A relação público/privado: processo de informatização na Prefeitura Municipal de Uberlândia. 1998. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1998.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20491
Date of defense: 1998
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RelacaoPublicoPrivado.pdfTCC11.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.