Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20464
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Av. João Naves de Ávila, um duplo sentido para a tolerância
Author: Fagundes, Flávio Rezende
First Advisor: Bessa, Karla Adriana Martins
First member of the Committee: Rodrigues, Jane de Fátima Silva
Second member of the Committee: Puga, Vera Lúcia
Summary: O objetivo deste trabalho é analisar a questão da prostituição em Uberlândia e como essa forma de trabalho é vista pela sociedade, que faz uso de seus serviços, porém condena e discrimina sua prática. O que faz com que esse discurso sobre a prostituição se torne duplo, desmascarando esta mesma sociedade. Durante a pesquisa foram utilizados dois tipos de documentação: escrita e oral. Em um primeiro momento foram analisadas obras de autores como, Ângela Mendes de Almeida, Luiz Carlos Soares, Magali Engel, Margareth Rago, Maria Célia Paoli, Marilena Chauí, Mary Del Priori e outros, por abordarem a questão da constituição da classe operária brasileira e apontarem para a implantação de um discurso onde o estereótipo de mulher tenha sido forjado, possuindo como base um contra discurso com a intenção de desqualificar a prostituta no inconsciente cultural da população. Então se prosseguiu à análise da produção historiográfica que versa especificamente sobre o tema da prostituição tendo como base as produções de Aparecida Fonseca Moraes, Catherine Saller, Nestor Oswaldo Perlonquer, Margareth Rago, Philippe Ariés e outros, com o objetivo de apreender a realidade deste tipo de trabalho. Paralelamente a este momento foi realizado levantamento de periódicos e outros documentos disponíveis na biblioteca da cidade, no Arquivo Público Municipal, no Centro de Documentação e Pesquisa em História (CDHIS), no Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História (LEAH) e na Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Uberlândia, com a intenção de problematizar a questão da prostituição na cidade, no período entre as décadas de 80 e 90. Em uma terceira etapa da pesquisa foram realizadas entrevistas que serviram para uma melhor compreensão do mundo do trabalho ilícito no qual a prostituição se insere. Embora o estudo abranja a área do centro da cidade de Uberlândia e, especificamente, as áreas vizinhas à Avenida João Naves de Ávila, foram utilizados alguns pontos de observação fora deste perímetro. O texto monográfico se divide em dois capítulos. O primeiro apresenta a questão da prostituição segundo a moral cristã e burguesa. O segundo capítulo analisa a prostituição em Uberlândia, mais especificamente, na Avenida João Naves de Ávila.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/ DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Prostituição
Av
João Naves de Ávila
Uberlândia
Décadas de 80 e 90
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: FAGUNDES, Flávio Rezende. Av. João Naves de Ávila, um duplo sentido para a tolerância. 1998. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1998.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20464
Date of defense: 1998
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JoaoNavesAvila.pdfTCC12.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.