Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20462| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | História, literatura e estética no filme Meia-noite em Paris. |
| Autor: | Borges, Karoline Almeida |
| Primer orientador: | Voigt, André Fabiano |
| Primer miembro de la banca: | Sousa Júnior, Maurício José de |
| Segundo miembro de la banca: | Santos, Eberton Diego |
| Resumen: | O presente trabalho se propõe a analisar os aspectos históricos e estéticos presentes na obra cinematográfica Meia Noite em Paris, de autoria do diretor Woody Allen. A abordagem se dará por meio do detalhamento e posterior discussão das cenas que se considerou como sendo as mais emblemáticas do filme. O texto teve como base principal algumas das obras de Jaques Ranciere, o qual trata de muitos aspectos inerentes à História em si, principalmente no que toca o seu caráter científico. Num primeiro momento abordou-se a questão do anacronismo, tão afastada pelos historiadores, mas bastante presente nas obras artísticas. Posteriormente tratou-se da chamada "época de ouro", ou seja, aquele período de tempo situado no passado que cada um de nós acredita ter sido a melhor época do mundo num determinado sentido. Tal abordagem se deu em razão do estudo se referir à estética, que tem muito a ver com a questão da subjetividade. Finalmente, na ultima parte do trabalho, comparou-se o filme analisado com uma outra obra que apresenta praticamente os mesmos detalhes, qual seja, a trilogia De Volta para o Futuro, dirigida por Steven Spielberg, na qual o personagem principal também viaja no tempo. A comparação serviu como meio de estudo da multiplicidade temporal que se apresenta por meio de uma série de anacronismos minuciosamente jungidos uns aos outros, o que permite a criação de uma atmosfera ímpar e impossível de ocorrer na realidade, demonstrando como a arte pode romper as barreiras encontradas pelo historiador no desempenho de seu mister, ou seja, na descrição linear do tempo conforme o conhecemos. |
| Palabras clave: | História Estética Cinema Anacronismo Surrealismo Viagem no tempo |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | BORGES, Karoline Almeida. História, literatura e estética no filme Meia-noite em Paris. 2015. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20462 |
| Fecha de defensa: | 2015 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - História (Uberlândia) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| HistoriaLiteraturaEstetica.pdf | TCC | 7.35 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
