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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20462
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.creator | Borges, Karoline Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-30T11:50:57Z | - |
dc.date.available | 2018-01-30T11:50:57Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | BORGES, Karoline Almeida. História, literatura e estética no filme Meia-noite em Paris. 2015. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20462 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Estética | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Anacronismo | pt_BR |
dc.subject | Surrealismo | pt_BR |
dc.subject | Viagem no tempo | pt_BR |
dc.title | História, literatura e estética no filme Meia-noite em Paris. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Voigt, André Fabiano | - |
dc.contributor.referee1 | Sousa Júnior, Maurício José de | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Eberton Diego | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho se propõe a analisar os aspectos históricos e estéticos presentes na obra cinematográfica Meia Noite em Paris, de autoria do diretor Woody Allen. A abordagem se dará por meio do detalhamento e posterior discussão das cenas que se considerou como sendo as mais emblemáticas do filme. O texto teve como base principal algumas das obras de Jaques Ranciere, o qual trata de muitos aspectos inerentes à História em si, principalmente no que toca o seu caráter científico. Num primeiro momento abordou-se a questão do anacronismo, tão afastada pelos historiadores, mas bastante presente nas obras artísticas. Posteriormente tratou-se da chamada "época de ouro", ou seja, aquele período de tempo situado no passado que cada um de nós acredita ter sido a melhor época do mundo num determinado sentido. Tal abordagem se deu em razão do estudo se referir à estética, que tem muito a ver com a questão da subjetividade. Finalmente, na ultima parte do trabalho, comparou-se o filme analisado com uma outra obra que apresenta praticamente os mesmos detalhes, qual seja, a trilogia De Volta para o Futuro, dirigida por Steven Spielberg, na qual o personagem principal também viaja no tempo. A comparação serviu como meio de estudo da multiplicidade temporal que se apresenta por meio de uma série de anacronismos minuciosamente jungidos uns aos outros, o que permite a criação de uma atmosfera ímpar e impossível de ocorrer na realidade, demonstrando como a arte pode romper as barreiras encontradas pelo historiador no desempenho de seu mister, ou seja, na descrição linear do tempo conforme o conhecemos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 42 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - História |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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