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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorBorges, Karoline Almeida-
dc.date.accessioned2018-01-30T11:50:57Z-
dc.date.available2018-01-30T11:50:57Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationBORGES, Karoline Almeida. História, literatura e estética no filme Meia-noite em Paris. 2015. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20462-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectAnacronismopt_BR
dc.subjectSurrealismopt_BR
dc.subjectViagem no tempopt_BR
dc.titleHistória, literatura e estética no filme Meia-noite em Paris.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Voigt, André Fabiano-
dc.contributor.referee1Sousa Júnior, Maurício José de-
dc.contributor.referee2Santos, Eberton Diego-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se propõe a analisar os aspectos históricos e estéticos presentes na obra cinematográfica Meia Noite em Paris, de autoria do diretor Woody Allen. A abordagem se dará por meio do detalhamento e posterior discussão das cenas que se considerou como sendo as mais emblemáticas do filme. O texto teve como base principal algumas das obras de Jaques Ranciere, o qual trata de muitos aspectos inerentes à História em si, principalmente no que toca o seu caráter científico. Num primeiro momento abordou-se a questão do anacronismo, tão afastada pelos historiadores, mas bastante presente nas obras artísticas. Posteriormente tratou-se da chamada "época de ouro", ou seja, aquele período de tempo situado no passado que cada um de nós acredita ter sido a melhor época do mundo num determinado sentido. Tal abordagem se deu em razão do estudo se referir à estética, que tem muito a ver com a questão da subjetividade. Finalmente, na ultima parte do trabalho, comparou-se o filme analisado com uma outra obra que apresenta praticamente os mesmos detalhes, qual seja, a trilogia De Volta para o Futuro, dirigida por Steven Spielberg, na qual o personagem principal também viaja no tempo. A comparação serviu como meio de estudo da multiplicidade temporal que se apresenta por meio de uma série de anacronismos minuciosamente jungidos uns aos outros, o que permite a criação de uma atmosfera ímpar e impossível de ocorrer na realidade, demonstrando como a arte pode romper as barreiras encontradas pelo historiador no desempenho de seu mister, ou seja, na descrição linear do tempo conforme o conhecemos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration42pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - História

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