Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20457
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Criminalidade e discriminação: a migração e disciplinarização do espaço urbano (Uberlândia, 1960-1980)
Autor(es): Fonseca, Daniel
Primeiro orientador: Machado, Maria Clara Tomaz
Resumo: O objetivo dessa monografia é investigar a criminalidade na cidade de Uberlândia no período entre 1960 e 1980. O autor cruzou o discurso de uma elite local com as práticas policiais e judiciárias, no sentido de perceber como os dois polos se misturam e passam a fazer parte de um mesmo ideário - a imagem de uma cidade “ordeira e progressista”. O imigrante analisado na pesquisa é o imigrante pobre, pois há evidências de que aquele que tinha uma posição social elevada na cidade de origem era bem recebido em Uberlândia. A monografia aborda temas como o da atração do imigrante para cidade. Na pesquisa no Fórum de Uberlândia foram selecionados quarenta processos sobre os quais o autor se baseou em sua análise. Também realizou um levantamento nos jornais da cidade, onde se surpreendeu com o pequeno número de reportagens policiais no período em questão, ainda que o arquivo do Fórum Municipal demonstrasse o contrário. Para clarear a questão entrevistou o jornalista J. B. Cury, que trabalhou em diversos órgãos de comunicação, e o mesmo relatou que "a ausência de noticias policiais nos jornais era devido à censura exercida pela elite local, especificamente a ‘classe política’, com vistas à preservação do conceito de cidade ordeira e sem crimes”. Também entrevistou um delegado, hoje aposentado, que atuou na cidade como “delegado de operações especiais”. Este enumerou vários processos investigativos que “foram suspensos para não atingir elementos de destaque na comunidade”. O autor também verificou os procedimentos da área criminal com uma funcionária do fórum local. Esta descreveu detalhadamente todos os caminhos trilhados por um processo. Outro fator que contribuiu para a pesquisa foram as conversas informais mantidas com juízes locais, o que proporcionou oportunidades de esclarecimentos. Já na etapa final do trabalho o autor pôde contar com a valorosa colaboração da orientadora que cedeu alguns documentos de sua pesquisa de mestrado, os quais passaram a fazer parte deste trabalho. O texto monográfico foi dividido em três capítulos. O primeiro faz um levantamento historiográfico da cidade. O segundo analisa gráficos sobre a relação do crescimento urbano e a criminalidade. O último explora um processo judicial desde a prisão até a sentença final e mostra como o mesmo procura desqualificar os indivíduos, combinando o ideário dominante com a “prática rotineira” de coerção.
Notas: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Palavras-chave: Criminalidade
Discriminação
Migração
Disciplinarização
Urbano
Uberlândia
1960-1980
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FONSECA, Daniel. Criminalidade e discriminação: a migração e disciplinarização do espaço urbano (Uberlândia, 1960-1980). 1997. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1997.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20457
Data de defesa: 1997
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CriminalidadeDiscriminacaoMigracao.pdfTCC8.21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.